Qual a diferença do Sisu Prouni e FIES?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

SISU é um programa que organiza o acesso às faculdades públicas no Brasil; PROUNI é um programa que oferece bolsas a alunos de faculdades privadas; FIES é um modo de financiamento de mensalidades nas faculdades privadas, no qual o aluno deverá quitar a sua dívida, com juro zero, após a formatura.

Diferença entre Prouni e Sisu
Para participar do Sisu, o aluno deve apenas ter realizado o Enem no ano anterior ao processo em que aplicará e ter atingido a nota mínima na prova – 450 pontos – e não ter zerado na redação. Já o Prouni tem mais exigências para participar do processo, além do desempenho mínimo no Enem.

A principal diferença entre Sisu, Prouni e FIES é que o primeiro é apenas um processo seletivo para instituições públicas de ensino superior; o segundo é um programa que concede bolsas de estudos, e o terceiro é um empréstimo estudantil.

Por meio do ProUni, os estudantes podem obter bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) em faculdades particulares. Já o Fies concede empréstimos a juros baixos para pagar as mensalidades da faculdade privada.

O SiSU pode ser uma grande oportunidade para vários estudantes entrarem em universidades e cursarem o ensino superior de graça. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) permite que os alunos entrem em instituições públicas, sendo a maioria instituições federais, através da nota do Enem.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma totalmente informatizada do governo federal que viabiliza o acesso às universidades e institutos públicos brasileiros. As ofertas de vagas são destinadas a quem realizou a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zerou a redação.

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) tem como objetivo escolher candidatos para as vagas disponibilizadas pelas universidades públicas que utilizam a nota do Enem como a única etapa do vestibular.

O FIES tem sido uma importante ferramenta para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Graças ao programa, milhares de estudantes de baixa renda têm conseguido ingressar em instituições de ensino privadas e garantir uma formação de qualidade.

O FIES é o melhor financiamento estudantil, pois possui juros zero (apenas correção da inflação + taxas). No entanto, o P-FIES pode ter taxas maiores que outros créditos universitários particulares.

Na maior parte dos casos, o FIES é uma boa opção quando: Você não tem condições de frequentar uma universidade pública por algum motivo (distância, vestibular muito concorrido, etc.). O curso escolhido só está disponível em universidades particulares.

Na edição do Fies 2022,1, a nota de corte mais alta do Fies para Medicina foi 792,46, na Pontifícia Universidade Católica De São Paulo. Já a menor nota de corte do Fies para Medicina foi 717,76 no Centro Universitário De Mineiros. A nota de corte média do curso de Medicina no Fies, portanto, ficou em 756,32 pontos.

A vantagem do ProUni é que você não precisa pagar nada ao Programa, mas se for alcançado com 50% de bolsa, então, deverá pagar 50% do valor da mensalidade na faculdade. No caso do FIES, o processo é similar, no entanto, ao concluir o curso o empréstimo deve ser quitado.

Destinado a candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.

Vale destacar que o Sisu é isento de taxa, ou seja, se você fez o Enem, pode participar do programa sem custos, usando a sua senha do exame. Entretanto, para fazer a prova do Enem é preciso pagar ou solicitar a isenção da taxa, de acordo com os critérios.

E se eu não passar no Sisu?

  • Faculdades Anhanguera.
  • Unopar - Universidade Norte do Paraná
  • Universidade Anhembi Morumbi.
  • Estácio - Universidade Estácio de Sá
  • USJT - Universidade São Judas Tadeu.
  • Centro Universitário IBMR.
  • FMU - Centro Universitário.