Como funciona a fila de espera do Prouni?

Perguntado por: acastro9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

A lista de espera é a última chance de o candidato conseguir bolsa naquela edição. Ela comporta todas as vagas não preenchidas depois da primeira e segunda chamadas do ProUni e fica disponível quase um mês depois da abertura do processo seletivo.

Os candidatos que querem fazer parte dessa lista de espera devem manifestar interesse assim que os resultados da segunda chamada forem divulgados, durante o prazo disponibilizado pelo programa. A partir disso, a seleção ocorrerá também de acordo com a nota do Enem dos alunos que se candidataram para cada curso.

As chances de passar na lista de espera do ProUni variam de acordo com a quantidade de vagas remanescentes, o número de candidatos que se inscreveram na lista de espera e a nota do candidato no Enem. Quanto mais vagas disponíveis e menos candidatos inscritos, maiores são as chances de ser selecionado.

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre foi divulgado nesta terça-feira, 4. Para saber se foi pré-selecionado para uma bolsa de estudos do programa, os candidatos devem acessar a sua inscrição na página do ProUni, no site do Ministério da Educação (MEC).

O resultado do processo seletivo pode ser acessado pela página oficial do programa, neste link. Para aqueles selecionados em lista de espera, o período para confirmar as informações é do dia 21 a 28 de agosto. + Prouni 2023/2: resultado da segunda chamada disponível; confira!

O que é a lista de espera do ProUni
A cada edição o ProUni conta com duas chamadas e uma lista de espera.

Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira, 10/7, o resultado da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o processo seletivo do segundo semestre de 2023.

Lista de espera Prouni 2023.1
A consulta da lista de espera do Prouni ficará disponível até 19 de abril. Aqueles que estão entre os pré-selecionados nesta etapa deverão comprovar as informações da inscrição diretamente na instituição de ensino para as quais se inscreveram. O prazo também vai até 19 de abril.

O resultado da 2ª chamada do Prouni 2023/2 será divulgado em 24 de julho. Os candidatos convocados para matrícula terão entre os dias 24 de julho e 03 de agosto para enviar os documentos que comprovam o direito à bolsa de estudo.

Calendário do Prouni 2023
Inscrições: 27 a 30 de junho de 2023; Primeira chamada: 4 de julho de 2023. Segunda chamada: 24 de julho de 2023.

Os estudantes podem ver seu resultado acessando a página oficial do Prouni, neste link, fazendo seu login com a conta gov.br. Vale lembrar que, aqueles que foram convocados em lista de espera, devem fazer a comprovação de informações também a partir desta segunda, 10 de abril, até o dia 19 de abril.

Os concorrentes que não foram selecionados na primeira etapa, mas que atingiram a nota exigida para ter acesso a uma vaga, podem participar da segunda chamada. Quem foi pré-selecionado para a segunda opção de curso, mas foi reprovado em razão da não formação de turma, também pode participar.

Para manifestar o interesse na lista de espera basta entrar no site oficial do Sisu, fazer o login com a conta gov.br e confirmar o interesse em participar da lista de espera. Nesse momento, o sistema emite uma mensagem confirmando que você realizou o procedimento.

O Programa Universidade Para Todos (Prouni), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior, divulgou nesta segunda-feira (24) o resultado da segunda chamada dos estudantes pré-selecionados para o segundo semestre de 2023.

O ProUni 2023 oferta bolsas de estudo parciais e integrais para cursos de graduação em instituições particulares de ensino para quem fez as provas do Enem 2021 ou de 2022. A seleção é feita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Caso uma pessoa minta em relação a sua renda familiar ou em qualquer outro aspecto durante o processo de inscrição, como os documentos do Prouni, ela pode ser desclassificada do programa e, caso já esteja matriculada na instituição de ensino superior, pode ter sua bolsa cancelada.