Qual a diferença de bafo para mau hálito?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 11 votos

A halitose é o mau hálito crônico e persistente, também conhecido como bafo, e se manifesta por um odor fétido emanado pelo paciente com esse distúrbio. Está presente em cerca de 40% da população mundial e pode ser um sinal indicativo de que existe alguma disfunção orgânica ou fisiológica.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

Uma das causas mais associadas à halitose é a diminuição do fluxo salivar, conhecida como xerostomia. Vários fatores interferem na produção das glândulas salivares, entre eles determinadas drogas e certos problemas respiratórios. Pacientes que respiram pela boca sofrem ressacamento da mucosa, o que favorece a halitose.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

Como acabar com o mau hálito naturalmente: 16 dicas simples e naturais

  1. Escove bem os dentes. Escovar os dentes depois de todas as refeições é fundamental. ...
  2. Não ignore o fio dental. ...
  3. Coma goiaba. ...
  4. Contra o bafo de alho, experimente limão e sal.

Se sentir um odor estranho, então você está com halitose; Escove os dentes que ficam no fundo da arcada dentária, retire a escova da boca e cheire-a. Se ela estiver com um cheiro ruim, você provavelmente tem mau hálito; Esfregue a língua levemente, com uma escova de dente, e depois cheire.

Mito. Se a pessoa tentar sentir seu o próprio hálito, fazendo o formato de uma concha com suas mãos em torno da sua boca e nariz, expirando e cheirando, na maioria dos casos, irá sentir o próprio cheiro das mãos.

Uma má higiene bucal facilita o acúmulo de bactérias, tártaro e resíduos de alimentos na boca. Ou seja, são os ingredientes ideais para o aparecimento do mau hálito. Por isso, é fundamental complementar a escovação dos dentes com o uso do fio dental e a limpeza da língua.

Alterações na saliva podem causar mau hálito? Pacientes que apresentam mudanças na produção salivar pode sim apresentar mau hálito. Essa alterações são consideradas como causas indiretas desse odor bucal. Isto porque elas, por si só, não conseguem provocar essa condição.

Não sentir o mau cheiro do próprio hálito é uma situação bastante comum. Isso ocorre devido a um processo fisiológico de adaptação chamado Fadiga Olfatória.

O Champex é um remédio de farmácia para mau hálito baseado em uma substância derivada do cogumelo branco Agaricus Bisporus. Existem pesquisas a respeito dessa substância desde 1987 e foi comprovado que ela possui propriedades que neutralizam o mau hálito e o odor corporal.

Em caso de mau hálito matinal, a dica principal é prestar atenção com os cuidados bucais. Passar o fio dental e fazer a escovação dos dentes e língua são práticas indispensáveis na hora de dormir e acordar. Outro grande aliado para inserir em sua rotina é o enxaguante bucal.

Clorexine

Para prevenção e tratamento do mau hálito recomendamos o Spray da Farmácia Eficácia, que conta com os seguintes ativos: Clorexine: É um poderoso ativo com ação de combater as placas bacterianas e microrganismos maléficos. É utilizado como um desinfetante, na manutenção da limpeza bucal.