Qual a diferença da função soma e Somase?

Perguntado por: ocaldeira . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

A função SOMASE é similar a função SOMA, com a diferença que realiza a operação de somar valores com base em um critério. intervalo – intervalo de células a ser usado. critérios – critérios a serem aplicados para realizar a soma, o Excel aplica os critérios a intervalo.

A função SOMASE é utilizada para somar dados utilizando um critério/restrição, ou seja, é possível somar uma quantidade numérica em uma coluna, com base em um critério de pesquisa que está em outra coluna.

A função SOMASES, uma das funções de matemática e trigonometria, adiciona todos os seus argumentos que atendem a vários critérios. Por exemplo, você usaria SOMASES para somar o número de varejistas no país/região que (1) residem em um único CEP e (2) cujos lucros excedem um valor específico em dólar.

Creio que a maioria consegue usar a função “SE” e “SOMA”, pois é nesse sentido que você vai ver que é possível trocar a função “SOMASE”, pela essas outras funções. Contudo, faremos o uso das seguintes funções: SE, SOMA.

O que é SOMASE no Excel? Por definição da própria Microsoft, SOMASE é a fórmula do Excel responsável por somar os valores em um intervalo que atendem aos critérios que você especificar. Ou seja, é como dizer ao Excel o que ele tem que somar sempre que o critério que você especificou for identificado.

Aqui está uma fórmula que usa dois intervalos de células: =SUM(A2:A4,C2:C3) soma os números nos intervalos A2:A4 e C2:C3. Você pressionaria Enter para obter o total de 39787. Para criar a fórmula: Digite =SUM em uma célula, seguido de um parêntese de abertura (.

Somase com duas ou mais condições
Usando a somases para definir o resultado da pesquisa no Excel, é só quantificar com 1 para cada mãe em determinada colona que será usada para efetuar a soma e então aplicar a seguinte fórmula de somases : =SOMASES(O2:O10;M2:M10;”SIM”;N2:N10;”SIM”).

Você pode selecionar todas as células (linhas ou colunas) que deseja somar. Depois, no menu do Excel, clicar em “Inserir” -> “Função” -> “Soma”. Ou, ainda, clicar em uma célula em branco, por exemplo, abaixo de uma coluna com valores a serem somados. Depois, digitar: “=SOMA”.

CONT. ses aplica critérios a células em vários intervalos e conta o número de vezes que todos os critérios são atendidos. SOMASES soma as células de um intervalo que atendem a vários critérios.

Em uma forma mais simples, a função PROCV descreve: =PROCV(O que você deseja pesquisar, onde você deseja pesquisar, o número da coluna no intervalo que contém o valor a ser retornado, retorna uma correspondência Aproximada ou Exata – indicada como 1/TRUE ou 0/FALSE).

Use CONT.SE, uma das funções estatísticas, para contar o número de células que atendem a um critério; por exemplo, para contar o número de vezes que uma cidade específica aparece em uma lista de clientes. Na forma mais simples, a função CONT.SE informa: =CONT.SE(Onde você quer procurar?;

Do mesmo modo para somar os valores positivos é bem simples, basta mudar o sinal < (menor) para o sinal > ( maior). Isso significa maior do que zero. Por fim, para finalizar é só digitar enter e teremos o resultado.

Combine linhas duplicadas e some os valores com a função Consolidar

  1. Clique em uma célula onde deseja localizar o resultado em sua planilha atual.
  2. Clique em Data > Consolide, veja a captura de tela:
  3. No Consolide caixa de diálogo: ...
  4. Depois de terminar as configurações, clique OK, e as duplicatas são combinadas e somadas.

Uma função de data e hora executa uma ação ou cálculo em um valor de data/hora. Use funções de data e hora para adicionar ou subtrair intervalos, encontrar a data atual, encontrar o primeiro ou o último dia do mês, extrair um componente de um valor de data/hora ou converter um valor em um formato diferente.

Retorna a média (média aritmética) dos argumentos. Por exemplo, se o intervalo A1:A20 contiver números, a fórmula =AVERAGE(A1:A20) retornará a média desses números.

Função Maior
Retorna o maior valor k-ésimo de um conjunto de dados. Usamos para selecionar um valor de acordo com a sua posição relativa.