Qual a diferença básica entre moeda escritural e Criptoativos?

Perguntado por: abarros2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Moeda escritural não é criada pelo banco central, é criada por banco comercial sendo um passivo deste (depósitos à vista). Já a cripto é criada por mineração por meio de um indivíduo ou empresa.

As moedas digitais são controladas por instituições reconhecidas por um governo, como bancos centrais. Já para as criptomoedas não existe uma autoridade específica responsável por sua emissão ou controle, e as transações são registradas em blockchain.

*Moeda escritural – total de depósitos à vista nos bancos. Fonte: Lacombe (2004). *Moeda manual – é o papel-moeda emi- tido pelos governos e carregado pelos indivíduos. Fonte: Lacombe (2004).

A economia monetária é um ramo da economia que apresenta o enquadramento para a análise da moeda nas suas funções como um meio de troca, reserva de valor e unidade de conta. Trata da forma como a moeda, por exemplo a moeda fiduciária, pode obter aceitação meramente por força da sua conveniência como um bem público.

Moeda pode ser definida como um ativo financeiro de aceitação geral, utilizado na troca de bens e serviços, que tem poder liberatório (capacidade de pagamento) instantâneo. Sua aceitação é garantida por lei (ou seja, a moeda tem “curso forçado'' e sua única garantia é a legal).

Moeda escritural é o uso dos depósitos bancários como meio de pagamento. É representada pelos depósitos à vista nas instituições financeiras monetárias (bancos), e que se encontrem à livre disposição dos seus depositantes.

Também conhecida como moeda bancária. Consiste nos depósitos à vista existentes nos bancos ou outras instituições creditícias, normalmente movimentados por intermédio de cheques, representando estes um instrumento de circulação da moeda bancária.

Tipos de moeda:

  • Moeda mercadoria.
  • Moeda metálica.
  • Moeda de papel.
  • Moeda escritural.

O Banco Central possui o monopólio legal da emissão de papel- moeda, portanto apenas o BACEN pode criar a moeda fiduciária. Os bancos comerciais criam moeda escritural quando emprestam aos seus clientes.

As instituições financeiras não bancárias são aquelas que não podem criar moeda escritural, mas são relevantes no sistema financeiro nacional.

Manter a inflação sob controle, ao redor da meta, é objetivo fundamental do Banco Central (BC). A me​ta para a inflação​ é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Atualmente, no Brasil, existem diferentes tipos de políticas monetárias. A Política Monetária Contracionista e a Política Monetária Expansionista. A Política Monetária a ser adotada depende do comportamento da economia brasileira.

Conjunto de decisões por meio das quais os governos e suas instituições (sobretudo os bancos centrais) controlam a oferta de moeda na economia. É um instrumento, ao lado da política fiscal, de estabilização econômica, ou seja, que tem por objetivo evitar superaquecimento econômico ou recessão.

Define-se moeda como um bem que combina três funções básicas: meio de troca, reserva de valor e unidade de conta.

Por outro lado, essa relação entre a moeda legal disponível num banco e a moeda escritural criada (encaixe) permite avaliar o impacto de uma elevação das emissões de papel-moeda, ou a ampliação da base monetária sobre o conjunto de meios de pagamento numa economia.