Qual a desvantagem do QR Code?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 8 votos

O indivíduo que não possui o QR Code em seu aparelho celular e decide imprimir a ferramenta, pode danificar o papel e inviabilizar a leitura do código.

Desvantagens. Pode ser utilizado para veicular conteúdo ilegal, virus, malware e outros códigos maliciosos. QR Code é um recurso que funciona como "código de barras" digital e pode apresentar riscos na utilização; confira medidas para evitar abrir QR Codes falsos em celulares.

No entanto, assim como clicar em links em e-mails pode ser perigoso, visitar URLs armazenados em códigos QR também pode ser perigoso de várias maneiras. A URL do código QR pode levá-lo a um site de "phishing", que pode tentar induzi-lo a inserir seu nome de usuário ou senha para outro site.

O Qr Code pode atuar na melhoria da identidade e divulgação da sua marca, por exemplo. Além disso na proximidade com o público-alvo e no controle financeiro.

Os QR Code permanecem válidos ou podem expirar? A não ser que o link seja alterado ou excluído, os QR Codes Estáticos não expiram e permanecem ativos por quanto tempo você quiser.

Os QR Codes legítimos contam com design profissional, bordas limpas e alinhadas. Por isso, erros de impressão, desalinhamentos ou características visuais suspeitas podem indicar um código falso. Além de notar o design do código, vale ficar atento também se foram colados adesivos por cima do código original.

Lembre-se de que a câmera desabilitada pode ser um dos possíveis motivos pelos quais um celular não lê QR Code. Sendo assim, observar se o dispositivo está com a permissão de leitura se torna a sua nova tarefa. No Android, é necessário ir até “Configurações”, “Privacidade” e “Gerenciador de Permissões”.

Printechnologics é o nome da empresa alemã que criou uma tinta electrónica que pode ser aplicada a qualquer produto ou embalagem e depois reconhecida por dispositivos com ecrã táctil.

Como funciona o QR Code
O QR Code possui uma espécie de margem (quadrado) e nas suas extremidades, outras caixinhas delimitadas que são responsáveis por demarcar onde começam e terminam. Elas também determinam o formato e a função deste código. Ou seja, se são números ou letras, por exemplo.

O QR Code dinâmico é gerado especificamente para uma determinada compra e, por isso, só pode ser usado uma vez. Nesse tipo de código, já é inserido o valor, além de outras informações, como regras de cálculo de juros, multa, descontos etc.

O recebimento por QR Code é tarifado em 1,40% do valor da transação, com limite mínimo de R$ 0,90 e máximo de R$ 145. A instituição pode oferecer isenção de taxas por até seis meses ou cobrança de tarifas menores, dependendo do acordo firmado com o cliente. Os recebimentos via Pix usando QR code são gratuitos.