Qual a cor da água por qual razão?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

A água é uma substância que não emite luz, isto é, ela apenas absorve e reflete formas de luz que incidem sobre ela. A água é, portanto, uma fonte secundária de luz. A partir dessa condição, cientistas concluíram que a água é uma substância transparente mas de cor levemente azulada.

A água é uma substância parcialmente transparente e capaz de absorver os comprimentos de onda mais longos da luz, como o vermelho, o laranja e o amarelo. O azulado da água surge pela absorção da luz visível. A água consegue absorver comprimentos de onda próximos do vermelho e do laranja.

A água do mar assume tons azulados por causa do espalhamento dos comprimentos de onda mais curtos que ocorre nesse meio. A água é uma substância de coloração levemente azulada. Diferentemente daquilo que aprendemos, a água não é incolor.

O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.

A transparência, as variações de cores e tonalidades da água variam de acordo com fatores como o tipo de fonte de luz incidente, o nível de absorção de partículas de luz (fótons), a presença de resíduos em suspensão e o volume/profundidade do corpo aquoso.

É por isso que dizemos que a água é uma fonte secundária de luz. Essa propriedade indica que a cor da água depende da luz que incide sobre ela.

A determinação da intensidade da cor da água é feita comparando-se a amostra com um padrão de cobalto-platina, sendo o resultado fornecido em unidades de cor, também chamadas uH (unidade Hazen). As águas naturais apresentam, em geral, intensidades de cor variando de 0 a 200 unidades.

incolor

Características da água potável
As características básicas de uma água potável são não possuir cor (incolor), gosto (insípida) ou cheiro (inodora).

O azul das águas está relacionado as características das moléculas de H2O e a cor que vemos refletida nada mais é do que o encontro da luz com a água, ou seja, o reflexo dos raios de luz sobre ela. São duas as variáveis que influenciam na intensidade da cor: a opacidade do objeto e a quantidade de luz.

Se a água em um copo é transparente, como a gente a vê? Quando a luz atinge a superfície da água, acontece uma brusca mudança na fronteira entre ar e água, o que causa uma reflexão da luz para todos os lados. Essa reflexão nos faz perceber a superfície da água e inclusive as ondas que se formam ali.

Isso ocorre porque a agitação da água favorece a diluição de gases atmosféricos em seu interior, formando pequenas bolhas. Essa diluição de gases diminui a absorção de luz pela água, tornando a reflexão da luz mais evidente. É por isso que as cristas das ondas apresentam tons claros, próximos ao branco.

O tom da cor da água que vemos na superfície do mar depende também da camada de água que a luz do sol tem de atravessar. Se observarmos uma piscina cheia, veremos cores mais claras na porção rasa e mais escuras na parte mais funda.

A água amarelada normalmente indica a presença de algas, o que pode ocorrer devido à falta de tratamento adequado, à presença de sujeira, à falta de cloro ou ao desequilíbrio dos produtos químicos na piscina. É frustrante quando abastecemos nossa piscina e nos deparamos com uma água amarelada.

Você também pode utilizar uma fruta vermelha, como framboesa, por exemplo. Para fazer o corante, bata uma xícara de beterraba ou framboesa com uma xícara de água no seu Liquidificador Diamond e coe. Este processo resultará em um líquido rosa ou vermelho que poderá ser usado na receita que desejar.

Então, por que a água da chuva não é salgada? Quando a água de rios e mares evapora e depois se condensa para se transformar em chuva o sal não evapora junto e continua nos oceanos. Isso não significa que as chuvas de água sem sal alterem a salinidade do mar, já que 97% da água do mundo está nos oceanos.