Qual a cobra mais venenosa do mundo?

Perguntado por: mAvila . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Inland Taipan

A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Possui um veneno hemotóxico potente e complexo (que faz o sangue se liquefazer, destruindo as células sanguíneas, causando hemorragias internas), inoculado por meio de duas presas fixas, na parte posterior da boca.

Lachesis muta

Surucucu pico de jaca (Lachesis muta)
É a maior serpente peçonhenta das Américas. Pode ultrapassar 4 metros de comprimento. Vive em matas primárias e, diferentes dos outros viperídeos (família de serpentes venenosas) brasileiros, são ovíparas. Clique na imagem ao lado para ampliar.

cobra-rei

A cobra-rei é a espécie de cobra venenosa mais longa e rara do mundo, podendo chegar a até 5 metros de comprimento. Possui uma mordida altamente tóxica e poderosa, capaz de matar um elefante com apenas um bote.

Jiboia (Boa constrictor)
Serpente não-peçonhenta que mata por constrição, envolvendo o corpo das presas e as esmagando. Pode alcançar até 4 metros de comprimento. Possui hábitos semi-arborícolas (muitas vezes é encontrada em árvores).

Pelágio

Pelágio. A cobra Pelágio vive no mar e nos oceanos Atlântico e Pacífico, mas também pode ser vista na Costa Rica. Os peixes compõem a alimentação principal da espécie. Ela é extremamente tóxica e seu veneno é muito potente, pois com apenas alguns miligramas pode matar até mil homens adultos.

Caninana (Spilotes pullatus) Serpente não-peçonhenta com hábitos semi-arborícolas (muitas vezes pode ser encontrada em árvores). Diurna, habita matas e cerrados. Atinge até 2,5 metros de comprimento.

As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca.

urutu-cruzeiro

Da onde vem o nome urutu-cruzeiro
Isso se dá porque, além de todo o desenho que se estende ao longo de seu corpo, a serpente possui uma marca branca em fundo preto em cima da cabeça. Esse detalhe tem a forma de uma âncora ou cruz e batiza a cobra com o nome popular de urutu-cruzeiro.

píton-reticulada

A píton-reticulada é a cobra mais comprida do mundo. Atualmente, a maior cobra viva (que se conseguiu medir) é uma píton-reticulada chamada Medusa. Ela tem 7,67 metros de comprimento e vive em uma “casa assombrada”, centro de espetáculos, nos Estados Unidos. Isso, sim, é um susto!

A Crotalus durissus é a única espécie de cascavel encontrada no Brasil, sendo comum nas áreas abertas de todas as regiões brasileiras.

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.