Qual a cidade do Brasil tem o melhor saneamento básico?

Perguntado por: arosa4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Dos 20 melhores municípios, 8 são do estado de São Paulo e 6 do Paraná, estados que, historicamente, têm índices elevados de saneamento. Inclusive, um município de SP obteve nota máxima em todas as dimensões analisadas: São José do Rio Preto.

Em sua 15ª edição, o levantamento mostra que São José dos Pinhais, Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Curitiba e Londrina, todas atendidas pela Sanepar, estão entre os municípios com melhor saneamento do País.

Com esse desempenho, Santos repetiu a primeira colocação obtida na edição de 2020 do estudo do Trata Brasil. Na quarta posição, Franca também se sobressai com percentuais elevados nos diferentes indicadores e 9,37 como nota total.

A pesquisa escancara o déficit de saneamento básico no país. Os seis piores municípios do Brasil em acesso a saneamento básico estão na região Norte. O líder negativo do ranking é a capital do Amapá, Macapá, seguida por Porto Velho (RO), Santarém (PA), Rio Branco (AC), Belém (PA) e Ananindeua (PA).

Na frente, apenas os estados de Alagoas e Maranhão, em 1º e 2º lugar, respectivamente. O levantamento realizado pelo “Brasil em Mapas” divulgou os dez melhores estados para se viver e os dez piores.

No ranking de 2022, a cidade de São Paulo (incluindo a região metropolitana) é a que tem a melhor qualidade de vida no Brasil, com um IDHM de 0,842. Em segundo lugar vem Florianópolis, em Santa Catarina, com um índice de 0,833, seguida de Curitiba, capital do Paraná, com IDHM de 0,810.

De acordo com o Ranking Connected Smart Cities de 2022, as cinco melhores cidades para se morar no Brasil em 2023 com mais de 500 mil habitantes são Curitiba (PR), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF).

Na Copa do Mundo do Saneamento 2022, por exemplo, o Brasil teria sido eliminado durante as oitavas de final. E a Coreia do Sul seria a grande campeã (levando o bicampeonato), seguida por Suíça e Estados Unidos.

A Sanepar é a única empresa pública vencedora do prêmio de 2023, ficando à frente de outras grandes empresas do setor, como a Sabesp (SP) e a Copasa (MG). Em 2019, a Companhia do Paraná foi listada em terceiro lugar no ranking e, em 2020, chegou à segunda posição.

Municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais ocupam as primeiras posições do ranking, liderados por Santos (SP). Entre os 20 piores estão municípios da região Norte, alguns do Nordeste e Rio de Janeiro. A última posição é ocupada por Macapá (AP).

O Nordeste tem a menor quantidade de recursos hídricos do Brasil, em contrapartida tem uma alta densidade demográfica e isso dificulta o abastecimento de água. Segundo a Eco Nordeste (2020) 27,6% dos nordestinos ainda carecem de água em suas torneiras e 72% da população ainda não possui coleta de esgoto.