Quais tipos de bordas?

Perguntado por: iassis5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

TIPOS DE BORDAS

  • BORDA CONVENCIONAL. São aquelas usadas geralmente em piscinas Raia(de natação), elas são pouco elevadas e arredondadas. ...
  • BORDA ELEVADA. ...
  • BORDA PRAIA. ...
  • BORDA INFINITA. ...
  • BORDA ATÉRMICA. ...
  • TIPOS DE PISOS.

Em todo caso, confira os tópicos a seguir para conhecer alguns dos principais tipos de bordas para adicionar à pizza!

  1. Simples. O tipo de borda simples é o mais comum de ser encontrado em diversas pizzarias do mercado. ...
  2. Borboleta. ...
  3. Corda. ...
  4. Estrela. ...
  5. Vulcão.

Por conta da quantidade de item, as bordas mais recomendadas são as de requeijão, cheddar ou gergelim.

borda estrela: um pouco mais complexa, essa borda pode ser recheada com o que você quiser. Ela fica com o formato da ponta de uma estrela. Mas não é difícil de faze-la; borda vulcão: ela é preparada como a borda estrela, só que seu formato abraça o recheio, deixando assim a borda com o formato de vulcão.

A borda leva esse nome porque tem o formato de uma ponta de estrela. Além de a pizza ficar como uma linda estrela, ela também fica muito mais suculenta!

Rubens Augusto Júnior

Em mais de uma fonte de pesquisa, as indicações todas apontam para Rubens Augusto Júnior como criador dessa iguaria que conhecemos como borda recheada. Ele é o fundador e proprietário da rede de franquias Patroni Pizza, segundo as pesquisas, uma das maiores – senão a maior – redes de pizzas do Brasil.

A borda da pizza é uma parte do produto que não é muito consumido pelas pessoas. É comum ver em estabelecimentos as pessoas a deixando de lado. Sem recheio ou molho e mais exposta ao cozimento do forno a lenha, ela não é muito atrativa. Por isso que a borda recheada é tão interessante.

A Pizza Hut lança campanha para divulgar a Cheesy Pop, pizza composta por massa artesanal e com borda de 28 gominhos recheados de queijo. A ação, denominada “Cheesy Pop, o pop da Pizza Hut”, é composta por comercial em TV aberta e fechada, material de ponto de venda em todas as lojas da rede e mídia digital.

“A borda pode ficar dura por falta de hidratação na massa ou pela temperatura do forno. Para deixar sempre no padrão, o ideal é respeitar a quantidade de água para cada farinha (verificar o w) e deixar o forno em temperatura correta (forno convencional à 200°C ou à lenha à 380°C)”, esclarece.

Salto de borda: O salto de borda é uma característica distintiva da autêntica pizza napolitana. Ao assar a pizza em alta temperatura diretamente na pedra refratária, a massa é rapidamente exposta a um calor intenso, o que causa um salto de borda, criando uma crosta mais alta e aerada nas bordas da pizza.