Quais são todos os tempos verbais?

Perguntado por: apaiva4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala).

O modo indicativo apresente seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro. Pretérito: Imperfeito, Mais que perfeito e Perfeito. Futuro: Futuro do Presente e Futuro do Pretérito. Modo subjuntivo: Presente, Pretérito e Futuro.

Resumo sobre tempos verbais
Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala).

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Os verbos mais utilizados em inglês são o be, have, do, say, go, know, see, come, think, look, want, give, find, love, work, call, feel, help, like e follow.

Os tempos verbais
O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.

Tempos no modo indicativo
Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).

Um verbo é uma palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Assim, ele pode ser flexionado em pessoa, gênero e número, sendo fundamental para a construção da gramática da língua portuguesa. Já os tempos verbais nada mais são que elementos linguísticos que indicam o momento da fala do interlocutor.

Os tempos verbais simples são formados a partir de três tempos verbais: o presente do indicativo, o pretérito perfeito do indicativo e o infinitivo impessoal. Esses três tempos são chamados de primitivos, por corresponderem a tempos verbais já existentes no latim.

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.