Quais são os versos que rimam?

Perguntado por: emendes8 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Rima e Tipos de Rimas

  • Alternada: se formam entre versos pares e os versos ímpares.
  • Oposta: surgem entre o primeiro e o quarto verso e, entre o segundo e o terceiro verso.
  • Emparelhada: ocorrem entre o primeiro e o segundo verso e, entre o terceiro e o quarto verso.
  • Internas: surgem no interior dos versos.

Como criar um poema rimado?

  1. Escolha um tema para o seu poema. ...
  2. Escreva algumas palavras relacionadas ao tema que você escolheu. ...
  3. Escolha um esquema de rimas para o seu poema. ...
  4. Comece a escrever os versos do seu poema, usando as palavras que você escolheu e seguindo o esquema de rimas que você definiu.

Como são cheirosas as primeiras rosas! Se olharmos para as palavras “cheirosas” e “rosas”, veremos que, a partir da sílaba tônica, ambas têm a mesma sonoridade. Portanto, rimam. Mas há rimas internas que se dão entre versos diferentes.

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

A rima é uma coincidência de sons e não de letras. Assim, pode haver diferentes tipos de rimas que realizam de formas diversas a combinação entre os sons dos versos. Veja, agora, dois tipos dessas rimas: a) Rimas perfeitas – são aquelas que possuem uma identidade absoluta entre os sons.

Ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas, e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas. O conjunto de versos é denominado estrofe. Os versos que compõem os textos poéticos, e que não apresentam rimas, são chamados de versos brancos ou versos soltos.

Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABBCC. Rimas interpoladas (opostas ou intercaladas): Combinam-se numa ordem oposta, seguindo o esquema ABBA. Rimas encadeadas: Combinam-se entre estrofes, nomeadamente tercetos, seguindo o esquema ABA BCB CDC.

Conta-se da primeira sílaba da primeira palavra até a sílaba tônica da última palavra do verso; o que vier depois é ignorado. A última sílaba tônica de cada verso são as que estão em negrito, portanto a contagem não pode passar delas, como consta entre parênteses.

Um poema é um texto literário composto de versos, e que podem conter rimas ou não. Assim, diferente da prosa, escrita em texto corrido, o poema é escrito em versos que se agrupam em estrofes.