Quais são os três sinais clássicos do paciente com mal de Parkinson?

Perguntado por: ealmada2 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

O que é: é uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.

Estágio 1) Os sintomas são vistos em apenas um lado do corpo (tremor com rigidez e lentificação dos movimentos). Estágio 2) Os sinais são bilaterais e há uma mudança na marcha. “O paciente caminha com passos mais curtos e lentos e o tom de voz pode ficar mais baixo.

Quais os primeiros sintomas da doença de Parkinson?

  1. Tremores de repouso (tremor que ocorre quando não se está fazendo movimento com o membro e que melhora quando o membro é movimentado);
  2. Rigidez articular.
  3. Lentidão dos movimentos;

O Diagnóstico do Parkinson
O diagnóstico da doença de Parkinson se inicia com avaliação neurológica feita em consultório, quando se destaca pelo menos três de quatro sinais: presença de tremores, rigidez nas pernas, braços e tronco, lentidão e diminuição dos movimentos e instabilidade na postura.

Aqui temos ainda a divisão entre Parkinsonismo Típico (Doença de Parkinson) e o Parkinsonismo Atípico, com quatro tipos, que possuem início bilateral, progressão mais rápida e sem resposta ao tratamento usual da DP: Alterações de Múltiplos Sistemas. Paralisia Supranuclear Progressiva. Degeneração Corticobasal.

Ressonância Magnética pode diagnosticar Doença de Parkinson
A doença de Parkinson pode ser diagnosticada por meio de avaliação clínica em consultório médico e pela análise das imagens emitidas pelo aparelho de Ressonância Magnética.

Tremores, rigidez muscular, lentificação dos movimentos e instabilidade postural são os sintomas mais comuns da doença. Após 10 anos de diagnóstico, cerca de 80% dos pacientes já apresentam algum grau de demência e de incapacidade física.

Parkinsonismo é um termo genérico que designa uma séria de doenças com causas diferentes e que têm em comum a presença de sintomas parkinsonianos, ou seja, aqueles sintomas encontrados na doença de Parkinson. A doença de Parkinson é uma das muitas formas de parkinsonismo e também a mais frequente.

Quais as principais alterações cognitivas na doença de Parkinson? As principais perdas cognitivas na doença de Parkinson são: lentidão de pensamento, declínio da função de atenção/concentração, declínio da função executiva e alteração da memória pela dificuldade de evocação tardia.

Alterações de medicação, infecção, desidratação, privação de sono, cirurgia recente, estresse ou outros problemas médicos podem piorar os sintomas da DP. Infecções do trato urinário são uma causa particularmente comum. DICA: Certos medicamentos podem piorar os sintomas da DP.

O diagnóstico é feito basicamente pelo exame neurológico e avaliação do histórico do paciente. Alguns exames como a cintilografia cerebral com marcador do transportador de dopamina e a ultrassonografia da substância negra podem auxiliar no diagnóstico.

4 principais cuidados de enfermagem com quem tem Parkinson!

  • 1 – Avaliação da atividades da vida diária. ...
  • 2 – Observação e melhora da capacidade funcional. ...
  • 3 – Melhora do conforto e bem-estar geral. ...
  • 4 – Ajude com os movimentos e com a prática de atividades físicas.