Quais são os símbolos da resiliência?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

O Bambu é o símbolo da Resiliência porque é a planta mais flexível do mundo, ele sobrevive a todo tipo de catástrofe, furacões, tempestades e tsunamis.

As raposas são animais astutos, ligados ao poder feminino. Com simbolismo bastante ambíguos, podem representar habilidade para enganar, como também a inteligência, sabedoria, magia e a divindade feminina. Esse animal está ligado à resiliência, capacidade de se adaptar e superar desafios e adversidades.

A resiliência é definida como a capacidade dos indivíduos de superar períodos de dor emocional e grandes adversidades. A flor de lótus implica uma metáfora maravilhosa de como existem pessoas capazes de dobrar a dor e desdobrá-la posteriormente em forma de serenidade, autocontrole e persistência.

Flexibilidade: a capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças e aprender com novas situações. Persistência: a habilidade de continuar enfrentando desafios e buscando soluções mesmo diante de obstáculos. Autoconfiança: acreditar nas próprias habilidades e competências para superar dificuldades.

Tipos de resiliência
A resiliência é a habilidade de enfrentar e superar obstáculos na vida. Ela pode ser classificada em três tipos: emocional, acadêmica e social.

O também representa empoderamento e motivação.
Quando um indivíduo se sente muito contente, o emoji se torna um símbolo de resiliência e autoconfiança, logo, poderá ser usado da próxima vez que você receber uma notícia ótima ou conseguir fazer algo que o deixe feliz!

tardígrado

A espécie em questão é o tardígrado, um animal microscópico de oito patas que pode viver na água ou na terra, e em alta ou baixa pressão. Também conhecido como urso d'água, ele pode suportar o calor ou frio extremos, alta radiação, 30 anos sem alimentos e até um estado de desidratação.

A flor de lótus

A flor de lótus possui a semente com maior longevidade e resistência: pode aguentar até 30 séculos antes de florescer sem perder a sua fertilidade.

Ginkgo: a árvore da eterna juventude
Além de a espécie ter resistido à passagem do tempo, as árvores têm também uma longevidade e resiliência surpreendentes. Nos registos das árvores monumentais, há um Ginkgo, na China, que se pensa ter cerca de quatro mil anos.

A resiliência nos ajuda a navegar pelos acontecimentos e relacionamentos com tranquilidade e confiança. Quando temos certeza de que podemos enfrentar qualquer desventura, independente do seu grau de dificuldade, passamos pelos momentos difíceis com mais facilidade e nos tornamos emocionalmente mais fortes.

Com a facilidade de ser online, o questionário reúne oito componentes da resiliência, mapeados por meio de pesquisas:

  • autoconfiança;
  • otimismo;
  • busca de apoio;
  • direção com propósito;
  • adaptabilidade;
  • criatividade;
  • orientação para o desafio;
  • controle emocional.

O dom do Espírito Santo e a autossuficiência espiritual nutrem a resiliência espiritual, que é um sinônimo de perseverança. E aqueles que fielmente “[perseverarem] até o fim (…) [terão] vida eterna” (2 Néfi 31:20).

Recetividade, flexibilidade e perseverança são as 3 chaves que propomos para levar à prática o aperfeiçoamento quotidiano.

Pessoas resilientes transformam os fatos ruins em aprendizados. Cresceram com as dificuldades e superaram os problemas com mais facilidade. São capazes de enfrentar e de se recuperar de fortes crises ou perdas pessoais com habilidade e facilidade.