Quais são os quatro tipos de regionalização?

Perguntado por: ijesus5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidriografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias), ...

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação), econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia), políticos (regimes de governo), sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH), culturais (religiões, etnias), ...

Regionalização é o nome dado ao processo de dividir uma área em regiões. Na Geografia, isso é mais facilmente observado por meio de mapas, que fazem — por meio de conceitos estudados na Cartografia, como as escalas — a representação gráfica de áreas de grande extensão territorial.

O Brasil passa a ser dividido em cinco regiões, segundo aspectos físicos e socioeconômicos: Norte, Centro, Nordeste, Sul e Leste. Com o aumento da migração do Nordeste para o Sudeste, outra divisão regional foi realizada, dessa vez pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

São elas:

  • Macrorregiões do IBGE.
  • Complexos regionais ou regiões geoeconômicas.
  • Os quatro Brasis ou regionalização de Milton Santos.

As regionalizações mundiais são: os continentes, os biomas, os climas mundiais, as bacias hidrográficas, os idiomas.

A palavra regionalizar significa dividir ou classificar em regiões. Mas essa divisão não pode ser feita de qualquer jeito, pois são seguidos alguns critérios específicos que podem ser as semelhanças dos espaços ou algumas características que determinados lugares possuem em comum.

A regionalização cultural do mundo configura-se a partir da diversidade cultural existente no mundo atual e divide-o em cinco grandes civilizações.

A principal forma de regionalização do Brasil foi estabelecida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no século XX. O principal critério utilizado foram as semelhanças naturais das áreas, em termos de biomas, clima, relevo; além de similaridades entre aspectos humanos e culturais.

A regionalização do Brasil mais popular é aquela que divide o território em Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Mas existem outras formas de dividir as regiões brasileiras.