Quais são os quatro tipos de reações químicas?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação). A compreensão das reações químicas é primordial para tudo que envolve a Química.

Eletrólise: as substâncias se decompõem pela passagem de corrente elétrica. Fotólise: decomposição da substância química pela luz. Pirólise: decomposição pela ação do calor e do fogo. Exemplo: Os airbags são dispositivos de segurança presentes em vários automóveis.

Tipos de Equações Químicas
As classificações das equações químicas são determinadas pelo tipo de reação química que ocorre, classificadas de quatro maneiras: Reações de Síntese ou Adição (A+B → AB): reação entre duas substâncias gerando uma nova e mais complexa, por exemplo: C + O2 → CO2.

As evidências mais comuns são mudanças de cor, liberação de gás através de bolhas, exalação de cheiro, liberação de luz, liberação de calor, alteração da textura do material, precipitação de sólidos e explosões.

Características. Podem haver certos aspectos visuais de que houve uma reação química, eles são desprendimento de gás, formação de precipitado, mudança de cor e aparecimento de luminosidade ou combustão.

Os principais tipos de reações orgânicas são: Reação de adição. Reação de substituição. Reação de eliminação.

As reações químicas são representadas por equações químicas, que mostram, em proporções adequadas, as fórmulas de todas as substâncias que participam da reação.

são como que desmontadas e seus átomos se rearranjam, montando novas moléculas, aglomerados, átomos, íons etc., isto é, novas substâncias. Isso é uma reação química. Por exemplo, imagine que aproximemos um palito de fósforo aceso do álcool etílico. Sabemos o que vai acontecer: o álcool começará a queimar.

Assar um pão ou bolo, respirar, utilizar água sanitária nas roupas, queimar um combustível ou acender uma vela são alguns exemplos de fenômenos químicos.

Na classificação, existem dois principais tipos de reações termoquímicas: reações exotérmicas: que liberam energia e calor; e. reações endotérmicas: que utilizam/absorvem calor e energia.

Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação. Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química. Exemplo: Duas moléculas de gás hidrogênio juntam-se com uma molécula de gás oxigênio, formando duas moléculas de água.

As substâncias inicialmente presentes em um sistema químico, e que se transformam em outras, devido à ocorrência de uma reação química, são denominadas reagentes. E as novas substâncias que são produzidas após a reação química, são denominadas produtos.