Quais são os países mais xenófobos?

Perguntado por: ulacerda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

O país tem estado sempre entre os primeiros nesta categoria. Os húngaros são os que têm a visão mais negativa dos muçulmanos: 72%, face a 66% na Polónia, 50% em Espanha e 29% em França, que entre estes países é o que tem o número mais elevado de muçulmanos.

Sérvia

Em primeiro lugar em intolerância está a Sérvia. Diferenças políticas e econômicas são as principais causas de um mundo cada vez mais dividido por conflitos e polarizações.

Estudos recentes apontam que a Europa tem se destacado no tema da xenofobia, onde este é considerado crime e violação dos Direitos Humanos. Ocorrem ali ainda muitos casos de discriminação, (mesmo entre os europeus), sendo alguns dos alvos de atos xenófobos os imigrantes asiáticos, africanos e latinos.

“Racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerâncias relacionadas de todas as formas e manifestações constituem um ataque brutal à dignidade humana”, disse a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, em um discurso para marcar o Dia Internacional Nelson Mandela.

7 sinônimos de xenofobia para 1 sentido da palavra xenofobia: Aversão ao que é estrangeiro: 1 xenofobismo, nativismo, nacionalismo, patriotismo, chauvinismo, jingoísmo, bairrismo.

São crimes de ódio: o racismo, a homofobia, o feminicídio, o etnocentrismo, a LGBTfobia, a xenofobia e a intolerância religiosa. O aumento de tais práticas e discursos de ódio ligam-se diretamente ao aumento da intolerância na sociedade, sobretudo em ambiente hostil e turbulento.

Estados Unidos

Estados Unidos
Os EUA lideram entre os países preferidos dos brasileiros.

Portugal é o país

O bom desempenho da economia brasileira durante a crise econômica também ajudou. Portugal é o país que confere ao Brasil o maior percentual de influência positiva no mundo: 76% dos entevistados.

Sudão do Sul

O Sudão do Sul é o país menos desenvolvido do mundo.
Faz fronteira com seis nações, elas são: Etiópia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Quênia, Sudão e Uganda.

'Xeno' vem do grego e quer dizer 'estrangeiro'; 'fobo' também vem do grego e quer dizer 'aversão', 'horror'. As duas formas estão corretas, segundo o professor Pasquale.

A xenofobia anti-lusitana explicitou-se em dois momentos distintos da Primeira República: na década da fundação do regime (governos Floriano Peixoto e Prudente de Moraes) e no início do acaso do Estado Oligáquico (governos Epitácio Pessoa e Artur Bernardes).

O levantamento foi divulgado hoje (7) pela Safernet. Entre os crimes de discurso de ódio, o que mais cresceu foi a xenofobia, que é o preconceito, a intolerância ou violência contra estrangeiros ou determinado povo. A xenofobia teve aumento de 874% entre 2021 e 2022, com 10.686 denúncias relatadas.

O número de imigrantes no Brasil cresceu 24,4% entre 2011 e 2020, segundo dados divulgados em 2021 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Atualmente, existem cerca de 1,3 milhão de imigrantes residentes no país.