Quais são os dois instrumentos utilizados para estudar os astros?

Perguntado por: ecarvalho6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Acesso em: 28/05/2019.

  • Telescópios: possibilitam a visão de objetos pequenos e distantes. ...
  • Refratores – a captação e a concentração da luz no foco se dão por uma lente colocada no início do tubo. ...
  • Refletores – a captação e a concentração da luz no foco se dão por meio de espelhos, normalmente dois espelhos.

O telescópio é o instrumento mais conhecido, porém, não é o único. Atualmente existem vários equipamentos disponíveis para a astronomia, tanto amadora, quanto profissional. Confira alguns deles: Binóculos – ideais para principiantes pela facilidade de ajuste do foco sobre o objeto que se quer observar.

1609 d.C.: Galileu foi o primeiro a utilizar os telescópios para observar o céu, com isso, conseguiu identificar quatro das maiores luas de Júpiter, provando que nem todos os astros orbitavam em volta da Terra.

O que é ASTRONOMIA? Observadas a milhares de quilômetros da Terra, estrelas podem dar respostas sobre a vida em nosso planeta. Por isso, um dos objetivos da ASTRONOMIA é investigar a origem dos astros.

O telescópio refletor é ideal pra você ver estrelas de pouca luz, nebulosas e galáxias também.

A montagem das lunetas é similar à dos microscópios: são constituídas por duas lentes, uma ocular e uma objetiva. No entanto, a lente objetiva das lunetas apresenta uma grande distância focal (capaz de focalizar objetos distantes), diferentemente da pequena distância focal das lentes usadas em microscópios.

A luneta funciona através de duas lentes com diferentes distâncias focais, sendo que uma recebe e refrata a luz e a outra a leva até nossos olhos. Diferentemente das lunetas, os telescópios são intrumentos ópticos dotados de lentes e espelhos para observações astronômicas profundas.

7 dicas para quem quer observar o céu e não sabe por onde começar

  1. 1 - Aprenda a localizar os astros. ...
  2. 2 - Consulte fontes confiáveis. ...
  3. 3 - Prefira o binóculo. ...
  4. 4 - Avance para o telescópio. ...
  5. 5 - Tenha paciência e consulte fontes. ...
  6. 6 - Fuja da poluição luminosa. ...
  7. 7 - Troque dicas e ideias com outros astrônomos amadores.

Surgiu da curiosidade a respeito dos astros no céu, cujas observações começaram a milhares de anos antes do presente. Civilizações antigas já construíam monumentos em pedra que auxiliavam na determinação da passagem do tempo e das estações do ano e na identificação dos solstícios.

Inicialmente, a observação Suméria dos astros era feita com intuito religioso. No entanto, já em 1000 AC, as observações passaram a ser feitas com métodos científicos: com observações sistemáticas dos movimentos dos planetas, do Sol e da Lua.

Telescópio Refrator

Luneta ou Telescópio Refrator A luneta foi descoberta na Holanda e usada por Galileu para observar o céu. É composta basicamente de um tubo, sendo que em uma das extremidades há uma lente convergente, a objetiva, que coleta a luz, e na outra, a lente ocular, que serve para ampliar a imagem.

O telescópio. O instrumento utilizado para ver objetos que se encontram a uma distância muito grande da Terra é chamado de telescópio. Ele tem a capacidade de ampliar e formar uma imagem virtual próxima à lente ocular, fazendo com que a imagem nos pareça maior do que a observada a olho nu.

O planisfério celeste é um instrumento utilizado para determinar quais as constelações estão visíveis no céu em uma determinada data. Conforme a Terra revoluciona em torno do Sol ao longo do ano, as constelações que nos são visíveis à noite variam ao longo do ano.