Quantas pessoas morreram no espaço?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4 / 5 15 votos

Ele lembra que, desde que a exploração espacial humana começou, há pouco mais de 60 anos, 20 pessoas morreram – 14 nas tragédias dos ônibus espaciais da NASA em 1986 e 2003, três cosmonautas durante a missão Soyuz 11 de 1971, e três astronautas no incêndio da plataforma de lançamento da Apollo 1 em 1967.

De acordo com Nigel Packham, diretor associado de segurança e garantia de missão da NASA, em resposta ao Live Science, 21 pessoas já morreram no espaço em cinco missões espaciais diferentes. Foram três da NASA e duas da União Soviética.

Cinco vezes mais morreram devido a colisões ou explosões ao decolar para longe do nosso planeta ou ao entrar novamente na atmosfera. Os três valentes viajantes espaciais que perderam a vida no espaço foram os cosmonautas Georgy Dobrovolsky, Vladislav Volkov e Viktor Patsayev.

Ah, e que saber quantas pessoas estão no espaço agora? São três: o norte-americano Scott Tingle, o japonês Norishige Kanai e o russo Anton Shkaplerov.

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou que vagas em diversas áreas estão abertas, com salários que vão de singelos US$ 60 mil a US$ 178,6 mil por ano.

Apesar de ter se tornado um marco na viagem espacial, a experiência de 1969 foi sucedida apenas por outras seis expedições, todas enviadas pela Nasa e denominadas “Apollo”. Ao todo, 12 pessoas caminharam pela superfície lunar e 24 viajaram à lua.

Solo lunar pode transformar dióxido de carbono em oxigênio e sustentar vida no espaço, diz pesquisa. Na busca por lugares fora da Terra que possam sustentar a vida, os cientistas costumam ir atrás de evidências de substâncias essenciais como água e oxigênio.

No total, apenas três países conseguiram aterrissar naves espaciais na Lua e realizar missões tripuladas lá.

312 dias

Ao todo, Krikalev passou 312 dias no espaço, circulando a Terra 5 mil vezes.

Em 1988, começou o treinamento para seu primeiro voo de longa duração a bordo da estação espacial Mir. A missão Soyuz TM-7 foi lançada em direção a Mir no dia 26 de novembro de 1988. Sergei era o engenheiro de voo e permaneceu por vinte e cinco dias em órbita.