Quais são os benefícios do artesanato para quem o produz?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Benefícios do artesanato

  1. Desenvolve o físico. Trabalhar com as mãos desenvolve a coordenação motora. ...
  2. Desenvolve o mental. ...
  3. Pode tornar-se uma nova fonte de renda. ...
  4. Aguça a percepção de detalhes. ...
  5. Promove conexão com o que realmente importa. ...
  6. Promove a conexão interpessoal.

Fortalece a aprendizagem; Combate o estresse eaos sintomas da depressão; Protege o cérebro contra falhas de memória; Estimula a socialização, melhorando conexões sociais.

Envolvendo criação, planejamento, organização, concentração e colaboração, além de aprendizado de técnicas, arte e história, entre outras abordagens interdisciplinares, o artesanato contribui na educação para a formação de adultos dinâmicos, flexíveis, perceptivos, habilidosos, zelosos e com boa disposição tanto para ...

O artesanato é fonte de renda de milhões de pessoas, que compreendem a relevância sociocultural dele, contudo desde artesãos e artesãs até os consumidores dos produtos, colocam de lado a importância do artesanato enquanto impulsionador econômico, inclusive de outros setores, como o turismo.

O artesanato regional é um dos responsáveis por ajudar a movimentar a economia local e a gerar emprego e renda a toda a comunidade.

Em suma, o artesanato brasileiro desempenha um papel fundamental na preservação da cultura e identidade do país. É através dessa forma de expressão que as tradições ancestrais são mantidas vivas e transmitidas para as futuras gerações.

O artesão cria e constrói a peça que é geralmente portadora de elementos culturais, dominando todo o processo produtivo, trabalhando isolado, no caso de algumas técnicas, enquanto em outras se concilia com uma produção cooperada.

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina.

A produção artesanal refere-se a produtos produzidos por artesãos, com trabalho totalmente manual ou com o auxílio de ferramentas manuais e/ou mecânicas, mas a premissa é que a operação manual direta pelo artesão é a parte mais importante do produto acabado.

O artesão é o profissional que domina todos os recursos existentes para a produção manual de objetos que lhe proporcionam a sobrevivência econômica. Normalmente ele não detém uma educação técnica, mas tem o dom de, com a ajuda de instrumentos e matéria-prima apropriados, criar o que se conhece como artesanato.