Que pontos podemos considerar comuns entre arte e artesanato?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 17 votos

Apesar do artesanato suprir uma necessidade, a arte também é capaz de realizar o mesmo papel através da técnica de expressão do artista.

Bom, basicamente, a arte plástica é ligada a algum tipo de expressão ou sentimento, e ela representa uma emoção do artista. Já o artesanato, normalmente é feito com o intuito de ser vendido, e é acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade adquiridas ao longo de muita prática.

Assim como o artesão, o artista popular que produz objetos transforma a matéria-prima tendo as mãos como principal ferramenta. Possui domínio das técnicas e processos de seu trabalho, aprendendo de forma tradicional ou por conta própria, sem uma especialização acadêmica em arte.

Em relação aos artesãos, os artistas são muito mais solitários na criação e produção de suas peças, porém seu alcance é bem maior do que sua própria comunidade. A arte é mais global que o artesanato, mesmo quando representa características específicas de um lugar.

De acordo com o Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, um artesão é um indivíduo que “produz, por prazer artístico ou profissionalmente, trabalho que depende de habilidade manual”. Nesse sentido, o artesanato é uma técnica profissional e artística.

Ambos envolvem um processo criativo e possibilitaram habilidades técnicas e conhecimento. Além disso, tanto a arte quanto o artesanato são formas de expressão cultural, transmitindo tradições, valores e identidade de um povo. Além disso, a arte e o artesanato também podem se influenciar mutuamente.

A arte costuma ser considerada de forma bastante ampla: dependendo do ponto de vista, quase tudo pode ser arte (embora aí haja muita discussão e controvérsia). Portanto, tudo o que é arte é cultura, entretanto, nem tudo o que é cultura é arte, graças ao caráter de expressão intrínseco às manifestações artísticas.

Artesanato é a arte de criar objetos por meio da transformação da matéria-prima, usando as mãos como o principal instrumento de trabalho. As ferramentas e equipamentos são sempre auxiliares, não se sobrepondo ao fazer manual.

O artista, ao trabalhar as formas, linhas e cores, expressa sentimentos e metáforas, criando uma linguagem feita de códigos que rejeita os padrões do racionalismo e do funcionalismo, muitas vezes criando algo totalmente conceitual. Já o Artesanato, diferente do design, é um trabalho totalmente manual.

O artesanato é uma técnica manual, utilizada pelo artesão, para a confecção de obras objetos funcionais ou artísticos. Outra importante característica do artesanato é a produção ser original e não em série como acontece na indústria. O artesão é considerado um artista, pois seus produtos são verdadeiras obras de arte.

Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

A Arte abrange ao menos quatro linguagens bem definidas: artes visuais, mú- sica, teatro e dança. Há ainda outras linguagens, como o cinema e a performance, que adentram o currículo de Arte, mas são as quatro anteriores que o estruturam.

Ao contrário do trabalho manual, no qual é possível produzir determinada técnica e ter vários artigos iguais, o Artesanato exige a criatividade do artesão, que deverá criar peças exclusivas. Ainda que vários passos da criação se repitam, o artesão dá o seu próprio toque exclusivo aos materiais que cria.

18-32). A arte, portanto, para se distinguir do µmero' artefato de uso cotidiano e utilitário deve ser obra de reflexão, expressando o µEspírito do seu Tempo' (Zeitgeist), ou, no caso, o µEspírito do seu povo' (Kulturgeist).

O artesanato constitui parte ativa e criadora de cultura material, é “movido pela arte do saber e do fazer, influenciado pelo ambiente, pela cultura e pelas tradições locais” (POUSADA, 2005, p. 39).