Quais são os benefícios da marca?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Ter uma marca aumenta as chances de você fidelizar seus consumidores. As chances de alguém comprar um produto que já conhece são muito maiores do que comprar um novo. Faz parte da lei do menor esforço. Além disso, as pessoas estão dispostas a permanecerem leais à uma marca durante anos.

A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o seu empreendimento e os produtos.

O que são valores de marca? Os valores de uma marca são atributos e princípios orientadores que articulam tudo que a empresa faz. Eles estarão presentes desde a forma como seus colaboradores trabalham, até o processo de venda e na construção da relação com os seus clientes.

Quatro Maneiras de Definir os Valores

  1. Comece escrevendo tudo o que você quer que as pessoas falem sobre você. ...
  2. Escreva uma lista longa com vários valores. ...
  3. Comece pensando nas marcas e pessoas que você admira e são inspirações para seu negócio. ...
  4. Faça uma pesquisa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

O que são atributos de marca? Os atributos de uma marca são as associações e percepções que os consumidores têm sobre ela. Essas percepções podem acontecer tanto em relação a um produto específico, quanto à empresa como um todo.

Confundido quase sempre com missão, o propósito da marca diz por que a empresa existe. Isto é, sua essência, o motivo por que foi criada e o que ela quer que o mundo experimente quando utilizados seus produtos ou serviços.

O que é Propósito de Marca? De forma direta, propósito de marca é a razão porque sua marca existe. Não apenas o que sua empresa faz, ou os benefícios que seus produtos trazem, mas como esta pretende realmente contribuir para um mundo melhor.

Mas a pergunta que fica é: o que faz uma marca se tornar assim tão valiosa? É fato que cada empresa de consultoria usa sua metodologia para calcular o valor da marca, mas, em geral, são tópicos relacionados às seguintes dimensões que tornam uma marca destaque: reconhecimento, qualidade percebida e fidelidade.

Como criar uma personalidade de marca forte?

  • Analise seus concorrentes. ...
  • Atenda ao seu público-alvo. ...
  • Faça uma lista de adjetivos que descrevam com precisão sua marca. ...
  • Defina a direção da personalidade da sua marca.

Conheça agora alguns destes valores.

  1. Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ...
  2. Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...
  3. Humildade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Senso de justiça. ...
  6. Educação. ...
  7. Solidariedade. ...
  8. Ética.

O valor de marca pode ser determinado a partir de vários pontos:

  1. os resultados financeiros de um produto com respeito aos seus preços;
  2. o valor de uma marca ao introduzir novos produtos;
  3. o valor de marca baseado nos pensamentos, sensações e hábitos dos clientes com respeito ao empreendimento.

O valor de marca, também conhecido como “brand equity”, é um conjunto de associações e comportamentos que fazem com que a empresa cresça e se destaque no mercado.

Como calcular o valor de marca?

  • resultados financeiros de um produto em relação ao preço praticado no mercado;
  • o valor que uma empresa tem ao lançar novos produtos;
  • o valor da marca de acordo com o comportamento de compra dos clientes (pensamentos, hábitos, sensações etc.).

O Branding 5E é essencial para o sucesso de uma marca nos dias de hoje. Através dos cinco elementos – visão de marca, identidade visual, personalidade, experiência do cliente e posicionamento – é possível criar uma identidade única e relevante no mercado, conquistando a preferência dos consumidores.

O poder da marca se traduz no quanto ela é conhecida e reconhecida. Uma empresa precisa ter identidade própria e conseguir se comunicar com seu público-alvo. Esse diálogo, compromisso e responsabilidade devem ter frequência e consistência para que a marca esteja na mente do público-alvo.

Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.