Quais são as usinas nucleares no Brasil?

Perguntado por: onovais3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

O Brasil possui duas unidades nucleares em funcionamento, ambas localizadas na cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, as quais representam cerca de 2% da matriz elétrica do país. A usina Angra 1 foi a primeira a entrar em operação, o que aconteceu no ano de 1985.

O Brasil, com suas duas usinas (Angra 1 – PWR, 640 MW e Angra 2 – PWR, 1.350 MW), possui a maior capacidade de geração (1.990 MW). O México também tem duas usinas nucleares em seu território, que somam 1.640 de capacidade instalada (Laguna Verde 1 – BWR, 820 MW e Laguna Verde 2 – BWR, 820 MW).

Usinas nucleares no Brasil
O Brasil conta, atualmente, com duas usinas nucleares em operação e uma usina nuclear em processo de construção. Essas centrais estão localizadas no litoral do estado do Rio de Janeiro, mais precisamente, na cidade de Angra do Reis.

Um dos maiores problemas para o Brasil investir em energia nuclear é o alto custo. Isso porque o valor de 1.000 MW é gigantesco: 5 bilhões de dólares, cerca de 20 bilhões de reais. Normalmente, esses valores ficam abaixo dos valores finais da obra.

Tokyo Eletric Power Company

A maior usina nuclear do mundo é a Tokyo Eletric Power Company, que está instalada no Japão a cerca de 300 quilômetros de Tóquio. A usina foi fechada em 2011 após a ocorrência de um terremoto seguido de tsunami que avariou a usina de Fukushima.

Com potência de 1.350 megawatts, Angra 2 é capaz de atender ao consumo de uma cidade de 2 milhões de habitantes, como Belo Horizonte. A usina conta com um reator de água pressurizada (PWR) de tecnologia alemã da Siemwns/KWU (hoje Areva NP), fruto de acordo nuclear entre Brasil e Alemanha, assinado em 1975.

Existem em operação no Brasil duas usinas nucleares: Angra 1 e Angra 2, na cidade de Angra dos Reis (RJ).

O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts.

Altos custos de construção e de operação das usinas; Pode ser utilizada para construção de armas nucleares (ex. bomba atômica); Alto risco de acidentes com liberação de radioativos tóxicos (podem causar câncer);

A Usina Nuclear 1, em Angra dos Reis (RJ), foi desligada do Sistema Interligado Nacional (SIN) na noite desta terça-feira (4). Segundo a Eletronuclear, o motivo é um reparo em uma tubulação do vapor do conjunto turbogerador, equipamento que faz parte do sistema elétrico da usina.

O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts. A inauguração da usina de Angra 3 está prevista para 2015, adicionando mais 1080 megawatts de energia elétrica à disposição.

O Brasil não tem nenhuma arma nuclear, mas se cogitasse criar, provavelmente teria capacidade tecnológica e conhecimento para a produção, de acordo com os peritos do Laboratório Nacional de Los Alamos, do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

A região Norte do país tem potencial para abrigar mais de 300 mil toneladas de urânio. Já foram identificadas potenciais áreas em Pitinga (Amazonas), onde o urânio encontra-se associado a outros minerais, e no Pará.

O projeto vem da NuScale, uma empresa nascida de pesquisas na Oregon State University que recebeu alguns fundos substanciais do Departamento de Energia norte-americano. O mini-reator é um cilindro de aço de 23 metros de altura por 5 metros de largura, capaz de produzir 50 megawatts de eletricidade.