Quais são as seis práticas corporais?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

São os jogos, a dança, a ginástica, as lutas, o esporte, incluindo o de aventura, e as práticas orientais, como Tai chi chuan, Lian Gong, Yoga, etc. São abordadas e desenvolvidas como conteúdo das aulas de Educação Física escolar.

As práticas corporais são atividades coletivas e/ou individuais realizadas de forma sistemática ou pontuais por meio de atividades como, por exemplo, a dança, as lutas marciais, os jogos, as brincadeiras, dentre outras.

Conheça as seis unidades temáticas:

  • Brincadeiras e Jogos. Atividades organizadas pelas crianças, muitas vezes de forma espontânea, com regras definidas e um contrato coletivo – porquanto todos concordam em seguir as regras. ...
  • Esportes. ...
  • Ginástica. ...
  • Danças. ...
  • Lutas. ...
  • Práticas corporais e aventura.

Ginásticas; Danças; Lutas; Práticas Corporais de Aventura.

Ao todo, existem mais de trezentas práticas em modalidades orientais e ocidentais: capoeira, danças, tai chi chuan, shiatsu, yoga, massagem, caminhada, jogos, brincadeiras, alongamento, lian gong e ginástica.

Caminhar, correr, pedalar, praticar um esporte, realizar práticas corporais, dançar, jogar, brincar ativamente, são exemplos de atividades.

As práticas corporais são uma ferramenta que trabalha com o corpo em movimento e que podem ser apropriadas por outros trabalhadores da saúde, sendo o mais importante o fato de que sejam realizadas num coletivo, em equipe e no território.

A BNCC categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas que aparecem ao longo de todo o Ensino Fundamental. Segundo a Base, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam.

De acordo com a BNCC, na unidade temática Práticas Corporais de Aventura, exploram-se expressões corporais provocadas por situações de imprevisibilidade, incertezas, vertigem e risco controlado quando o praticante interage com o ambiente, na natureza ou no meio urbano.