Por que comprar Inverter?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Já no ar condicionado Inverter, a temperatura no ambiente tende a ser mais constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua. Isso resulta em maior conforto, menor nível de ruído e menor consumo energético, chegando até 40% de economia em relação aos aparelhos convencionais.

Economia de energia
Por isso o ar-condicionado Inverter é ótimo, com a sua capacidade de modificar a velocidade do motor compressor, ele nunca desliga completamente e se mantém numa velocidade mais baixa conforme a temperatura do ambiente, então não consome tanta energia na hora de ligar, por exemplo.

Principais desvantagens:
Se a sala não estiver isolada, o consumo de energia aumenta, o que também aumenta a conta. O reparo e a manutenção são um pouco caros devido à componentes caros usados ​​neles.

Em aparelhos convencionais o barulho pode ser mais alto, já que eles desligam e ligam diversas vezes. Em contrapartida, o inverter é mais silencioso por ter seu funcionamento de forma contínua. No quesito velocidade para alcançar a temperatura desejada, o ar condicionado inverter é mais rápido.

As marcas divulgam que a economia no consumo de energia com um ar-condicionado Inverter ou Digital Inverter pode ser de mais de 40%, na comparação com um aparelho convencional novo. Em relação ao consumo de um equipamento mais antigo, essa economia pode ficar no patamar entre 60% e 70%.

Sim, os equipamentos com tecnologia Inverter são mais modernos e também mais econômicos e silenciosos. Por isso, os aparelhos tradicionais ficaram mais baratos. Porém, com a economia do ar-condicionado com essa motorização no dia a dia, o custo acaba se pagando.

Os fabricantes informam que o Inverter tem um funcionamento até 60% mais econômico que um ar-condicionado comum, enquanto o Dual Inverter pode ultrapassar os 70% de economia energética, devido a amplitude da sua faixa operacional junto a uma rotação de menor frequência, que gasta menos energia.

Apesar do longo período, as tecnologias avançaram para o aparelho operar por mais tempo e com maior potência. Estima-se que um ar-condicionado atual tenha uma vida útil de 10 a 15 anos, caso passe pelas manutenções e limpezas recomendadas.

Na função Inverter, o aparelho também pode permanecer ligado o dia todo, isso porque o motor inicia o seu funcionamento de forma constante, ou seja, ele acaba trabalhando em um mesmo ritmo sem necessitar que o aparelho seja desligado.

O inversor do aparelho, que funciona como um microcontrolador programável ​​que determina a velocidade das unidades de execução, não só auxilia na redução do consumo de energia elétrica, como na eficiência com que o ar-condicionado alcança a temperatura desejada e a mantém, sem causar oscilações no ambiente.

Os modelos split são fabricados em duas diferentes tecnologias: convencional e inverter. O modelo inverter é a opção de um ar-condicionado mais econômico, pois não fica ligando e desligando o compressor.

O modelo mais econômico da categoria é o ar-condicionado Samsung Digital Inverter Ultra. Para se ter uma ideia, sua economia é de até 73%, quando comparado ao convencional (On/Off).

8 horas por dia / 20 dias no mês / 17,6 kWh com um produto de 9.000 BTUs e com a tarifa mais cara (0,706 R$/kWh): R$ 67,27.

Ar-Condicionado 12000 BTUs – Consumo 22,7 kWh Horas de uso: 8 horas.