Quais são as principais fases da qualidade?

Perguntado por: lcurado . Última atualização: 19 de julho de 2023
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As 4 Eras das Qualidade:

  • Era da Inspeção.
  • Era do Controle Estatístico da Qualidade.
  • Era da Garantia da Qualidade.
  • Era da Gestão da Qualidade Total.

ERA 1 - INSPEÇÃO. ERA 2 - CONTROLE DE QUALIDADE ESTATÍSTICOS. ERA 3 – GARANTIA DA QUALIDADE TOTAL. ERA 4 – GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE.

O PDCA ou Ciclo de Deming é uma metodologia de gerenciamento que tem como objetivo a melhoria de processos de forma constante. Esse ciclo se baseia em quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

5 etapas importantes para a pesquisa de controle de qualidade

  • Utilize o controle de qualidade como diferencial competitivo. ...
  • Etapa 1: Performance. ...
  • Etapa 2: Confiabilidade. ...
  • Etapa 3: Durabilidade. ...
  • Etapa 4: Aparência. ...
  • Etapa 5: A escolha ideal.

5- Qualidade 4.0
Com tanta evolução ao longo dos anos, não seria diferente que, na era da indústria 4.0, que o sistema de gestão da qualidade ficaria estagnado sem sofrer nenhuma alteração. Estamos em um sistema em que máquinas e computadores estão cada vez mais modernos e eficientes.

Para ser efetiva, a qualidade total se baseia em 10 princípios fundamentais, que são: a total satisfação dos clientes, a gerência participativa, o desenvolvimento dos recursos humanos, a constância de propósitos, a melhoria contínua, a gerência de processos, a delegação, a comunicação e disseminação da informação, a ...

Qualidade pode ter várias formas de ser vista dentre as quais podemos tomar cinco abordagens que seriam a transcendental, baseada em manufatura, baseada no usuário, baseada no produto, e a última baseada na abordagem de valor.

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ...
  2. Liderança. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Gestão de relacionamento. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos.

Atualmente, existem três principais pilares para a Gestão da Qualidade: Comunicação; Busca pela Melhoria Contínua; Adequações Tecnologias.

Foi ele quem criou os sete pilares da qualidade que a gestão em Saúde deve ficar atenta de modo a garantir a excelência dos serviços prestados ao paciente:

  • Eficácia;
  • Efetividade;
  • Eficiência;
  • Otimização;
  • Aceitabilidade;
  • Legitimidade;
  • Equidade.