Onde se aplica a qualidade em uma empresa?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Quando falamos no dia a dia de uma empresa, a qualidade está relacionada ao controle das atividades necessárias no desenvolvimento do produto, para que a mercadoria final chegue ao consumidor e corresponda às expectativas e ao prometido pela marca.

O que é qualidade e onde se aplica? Qualidade diz respeito ao cumprimento de requisitos de um processo, produto ou serviço. Empresas precisam estar atentas ao nível de qualidade se quiserem se manter competitivas e satisfazer seus clientes.

A gestão de qualidade pode ser definida como uma ferramenta estratégica de negócio que dirige e controla todos os processos da organização, como a gestão dos dados, contabilidade, finanças, etc. Seu objetivo é promover a visão sistêmica da empresa, a partir de diferentes práticas, conceitos e tecnologias.

Uma característica muito importante da GQT é que ela se aplica a negócios e empresas de praticamente todos os segmentos. Da indústria de transformação até as unidades hospitalares, não há campo de atuação que não se beneficie de suas práticas.

A gestão da qualidade é essencial para a sobrevivência das organizações. Isso acontece, pois permite o desenvolvimento e crescimento eficiente, além de alcançar o objetivo central, que é a satisfação e melhoria da qualidade de vida dos clientes e colaboradores.

A qualidade de vida no trabalho é um índice amplo que mede a satisfação geral do colaborador em relação à empresa, cargo e atividades que desempenha. Também conhecido como QVT, esse conceito é medido a partir do bem-estar físico e mental, satisfação com as relações, desenvolvimento profissional, entre outros.

Se observarmos este conjunto de definições podemos concluir: Um objetivo da qualidade é um determinado resultado que procura-se alcançar e está diretamente relacionado com o grau de satisfação dos requisitos seja dos clientes, produtos, processos, legais/regulamentares e do sistema de gestão da qualidade.

Satisfazer e reter clientes, além de otimizar a produção e a prestação de serviços são metas importantes para qualquer empresa focada em manter sua sobrevivência no mercado. Para alcançar esses objetivos, há algumas ferramentas disponíveis, como o desdobramento da função qualidade.

Mas o que é qualidade em uma empresa? Qualidade é a conformidade consistente com as expectativas dos clientes. Outras definições incluem: grau de excelência ou perfeição, melhor absoluto, conformidade às normas e aos requisitos funcionais, adequado para a finalidade para a qual foi projetado.

É um sistema adotado pelas empresas para medir a qualidade dos produtos e serviços, avaliando se estão de acordo com suas especificações técnicas. Ele torna o processo de produção mais unificado, uma vez que confere a ele um padrão e requisitos a serem seguidos.

O controle de qualidade é implementado por meio de medidas estatísticas e o acompanhamento contínuo da produção e dos equipamentos utilizados. Dessa forma, é capaz de unificar o processo de produção, uma vez que confere a ele um padrão e requisitos a serem seguidos.