Quais são as letras que aparecem no exame de vista do Detran?

Perguntado por: abittencourt6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho. Categoria C, D e E – visão central igual ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

6 metros

A LINHA 20/20, SUBLINHADA EM VERMELHO, SIGNIFICA VISÃO “NORMAL” – A essa distância de teste de aproximadamente 6 metros, o tamanho das letras em uma das linhas menores próximas à parte inferior do gráfico de olho foi padronizado para corresponder à acuidade visual “normal” – esta é a linha 20/20 (6/6).

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho.

A observação A é relativa à necessidade de uso de lentes corretivas, como óculos, para dirigir. Essa anotação é a mais comum, sendo avaliada durante o exame oftalmológico para a emissão ou renovação da carteira de motorista. Já a letra Z se refere ao motorista com visão monocular, ou seja, com um olho apenas.

No exame de vista do DETRAN, são realizados testes sobre a acuidade e o campo de visão do condutor.

Deixe a luz totalmente apagada para exercitar a visão noturna e também estimular a abertura da pupila. E se você tem uma diferença de mais 1,5 grau a 2 graus entre os dois olhos, use um tampão no olho mais forte (sempre no olho mais forte) para estimular o olho mais fraco.

Para ser aprovado, o candidato precisa apresentar visão boa com pouca luminosidade e ter boa recuperação após ofuscamento direto. Nesse teste avalia-se como o reflexo e o ofuscamento afetam a capacidade de enxergar em situações com baixa luminosidade, como dirigir à noite.

Pois, podem ocorrer erros durante o seu exame oftalmológico, onde o optometrista interpreta suas respostas sobre o que você pode e não pode ver. Além de que, se você agendou seu exame de vista depois do trabalho, quando seus olhos estão cansados e tensos, isso pode distorcer os resultados do exame.

Após esta avaliação o candidato pode ser considerado apto, apto com restrição (por exemplo, obrigatório o uso de lentes), inapto temporário ou inapto (caso tenha alguma patologia que contraindique definitivamente a dirigir).

Ele consiste em uma série de testes visuais para avaliar a acuidade visual (capacidade de ver com nitidez), a visão de cores, o campo visual e a percepção de profundidade. O candidato deve realizar esses testes sem o auxílio de óculos ou lentes corretivas, caso contrário, o exame será reprovado.

Motorista habilitado nas categorias B, C, D ou E que deseja conduzir ciclomotor (adicionar a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC). Após a adição, a CNH exibirá a anotação da ACC em campo próprio.

A restrição F está diretamente relacionada à direção hidráulica de um determinado veículo. Sendo assim, ela é utilizada para garantir que o condutor não utilize um veículo que possui direção convencional.

Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”. Além disso, no documento também vai constar as restrições de cada condutor, como deficiência.

Por exemplo, as letras da fileira “100” podem ser lidas por um olho normal à uma distância de 100 metros. Isso significa que um paciente com acuidade de 20/100 consegue ler à distância de 20 metros o que uma pessoa normal é capaz de ler à distância de 100 metros, lembrando que a visão 20/20 é a considerada normal.

A restrição “C”, geralmente está acompanhada da restrição “D”, que torna obrigatório o uso de veículo com transmissão automática. Isso acontece pois se entende que é necessário o uso das duas pernas para dirigir, afinal, é necessário fazer a troca de marcha, frear e acelerar.

A acuidade visual é definida como a capacidade dos olhos em distinguir detalhes espaciais, ou seja, identificar a forma e o contorno de objetos ou imagens.