O que acontece se eu não passar no exame de vista do Detran?

Perguntado por: dramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Caso seja reprovado neste primeiro exame de vista realizado pelo Detran, você será orientado a remarcar uma nova sessão de exames, porém com um médico oftalmologista de sua confiança. Assim, ele irá confeccionar um laudo oftalmológico a partir de exames mais apurados e precisos.

Não é legal reprovar no exame de vista do Detran e isso você já sabe. É importante não negligenciar sua saúde ocular, pois, como dito anteriormente, um probleminha acaba se tornando um problema e um descuido pode te levar a reprovar em exames que, querendo ou não, são importantes na vida.

Caso tenha reprovado no teste do DETRAN, o ideal é realizar um exame com um oftalmologista. Ele vai diagnosticar o problema e lhe ajudar a resolver sua dificuldade visual, seja com óculos ou algum tratamento.

6 metros

A LINHA 20/20, SUBLINHADA EM VERMELHO, SIGNIFICA VISÃO “NORMAL” – A essa distância de teste de aproximadamente 6 metros, o tamanho das letras em uma das linhas menores próximas à parte inferior do gráfico de olho foi padronizado para corresponder à acuidade visual “normal” – esta é a linha 20/20 (6/6).

Após esta avaliação o candidato pode ser considerado apto, apto com restrição (por exemplo, obrigatório o uso de lentes), inapto temporário ou inapto (caso tenha alguma patologia que contraindique definitivamente a dirigir).

É ele quem testa a acuidade visual e a nitidez dos olhos do motorista. É testada também a capacidade de distinguir cores, bem como a visão tridimensional.

Exame de fundo de olho
Durante o exame, o profissional usa um oftalmoscópio para visualizar o fundo do olho, sendo rápido, indolor e não invasivo. É importante realizar o exame regularmente para detectar problemas de visão precocemente e prevenir possíveis complicações.

Uma consulta oftalmológica pode variar entre R$ 100 e R$ 200 em clínicas populares. Esses estabelecimentos costumam oferecer atendimento mais acessível, mas sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.

A acuidade visual é definida como a capacidade dos olhos em distinguir detalhes espaciais, ou seja, identificar a forma e o contorno de objetos ou imagens.

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho.

A observação A é relativa à necessidade de uso de lentes corretivas, como óculos, para dirigir. Essa anotação é a mais comum, sendo avaliada durante o exame oftalmológico para a emissão ou renovação da carteira de motorista. Já a letra Z se refere ao motorista com visão monocular, ou seja, com um olho apenas.

O exame de vista online permite que você tenha um diagnóstico de como está a sua acuidade visual. Ou seja, a sua capacidade de identificar números ou letras em uma determinada distância. Também é possível identificar qual problema de visão você tem, detectando sensibilidade à luz ou a alto contraste.

Quem tem visão monocular pode dirigir? Sim. Essas pessoas conseguem tirar Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B. Portanto, podem guiar motocicleta e automóvel, desde que não exerçam atividade remunerada, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros. Existem diversas formas de correção dos erros de refração, como o uso de óculos e lentes de contato. Uma das formas de tratamento é a cirurgia refrativa.

O Projeto de Lei 2902/21 assegura a pessoas com deficiência visual a possibilidade de utilizar tecnologias assistivas, como óculos biópticos com lentes telescópicas, no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).