Quais são as fontes de energia renováveis e não renováveis?

Perguntado por: omota . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Ex: solar, eólica, maremotriz e geotérmica. Energias renováveis ou energias limpas causam pouco ou nenhum impacto ambiental. Fontes não renováveis são as energias que não se renovam na natureza e são consideradas poluentes. Ex: petróleo, gás natural e carvão mineral.

São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.

As fontes de energia renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol, além das fontes eólica, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica.

A energia não renovável (ou energia suja) são aquelas produzidas a partir de fontes de energia que se esgotam na natureza e, portanto, causam diversos impactos ambientais. Essa energia de origem orgânica (de origem vegetal ou animal) é limitada e demora milhões de anos para se formarem na natureza.

Quase metade da energia energética produzida no Brasil vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas, mas nos últimos anos, a geração de energia eólica, produzida pelo vento, e a solar vem ganhando destaques.

Energia renovável é uma categoria de energia composta por recursos naturais que se regeneram rapidamente ou que são ativos permanentemente, como o Sol e o vento, por exemplo. Por esses motivos, são alternativas que proporcionam mais qualidade de vida e incentivam tecnologias inovadoras.

Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil. Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão.

As fontes não renováveis são aquelas que possuem uma reserva limitada em nosso planeta e que não se regeneram - ou que levam milhares de anos para isso. O petróleo talvez seja o exemplo mais conhecido, assim como os minérios e o gás natural. Por isso, neste caso, o consumo precisa ser consciente e apenas o necessário.

A energia não sustentável se diferencia do modelo sustentável por se basear na geração a partir de fontes não renováveis. Além disso, é comum que gerar esse tipo de energia cause impactos mais significativos no meio ambiente, como determinado tipo de degradação. Um exemplo claro é o da energia nuclear.

Energia limpa é qualquer energia renovável, ou seja, aquela gerada sem a emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo à natureza, como a energia solar, energia eólica e hídrica, por exemplo.

O petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, não possui capacidade de regeneração, sendo, assim, finito. Esse elemento é considerado, ainda, um combustível fóssil, sendo uma fonte de energia formada, há milhões de anos, por meio da decomposição de restos de animais e vegetais.

São exemplos de recursos naturais renováveis: a luz solar, os vegetais, o vento. Os recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam na natureza, existindo em abundância. Normalmente, esses recursos não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação e sua facilidade de renovação.

Não são renováveis, possuem reservas limitadas; Provocam grandes impactos negativos no meio ambiente, em virtude da emissão de gases poluentes à atmosfera; O mau uso e a superexploração desses recursos energéticos podem provocar acidentes devastadores.

Petróleo

1- Petróleo e derivados
Além disso, o petróleo também é usado para o abastecimento das usinas termoelétricas. O petróleo é uma fonte de energia não renovável e poluente.