Porque energia não e matéria?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

A energia pode ser definida como uma força capaz de produzir ação e movimento. Assim, é muito simples diferenciar a matéria de energia, já que uma ocupa espaço e possui massa, e a outra, não. Uma curiosidade importante sobre a matéria é que ela pode ser denominada de duas formas diferentes: corpo e objeto.

Tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa é matéria. A energia é a capacidade de causar a mudança ou fazer o trabalho. O calor que nos aquece, a luz do Sol, de outras estrelas ou das lâmpadas, são formas de energia.

Segundo a relatividade especial, matéria e energia são interconversíveis: é possível transformar matéria (ou massa) em energia e vice-versa. Em vez de ser algo que corpos materiais têm, energia passou a ser algo que eles são. Massa é energia e energia pode ser massa.

Matéria é tudo aquilo que tem massa e volume, sendo a unidade fundamental de todos os objetos físicos. Tudo que você pode tocar ou sentir, como o ar, uma árvore, animais e você, são feitos de matéria. Em contrapartida, tudo que não é matéria é chamado de energia. É o caso de luz, calor, radiação, etc.

Energia é um dos conceitos essenciais da Física e pode ser encontrado em todas as suas disciplinas (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.), assim como em outras disciplinas, particularmente na Química. A energia potencial é a energia armazenada.

Físicos propõem método para converter energia em partículas com massa. Todo mundo conhece a equação E=mc2 (energia é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz no vácuo). Trata-se de uma famosa derivação da teoria da relatividade de Einstein.

Como todas as coisas que conhecemos, o ar é composto de matéria, afinal é formado por diversos gases, formados por átomos. Então, o ar tem massa e ocupa espaço. Exemplo: Ao soprarmos um balão de aniversário ele fica cheio de ar e ocupa mais espaço.

A relação de Einstein nos diz que massa (m) e energia (E) são equivalentes, isto é, matéria é uma forma de energia e podemos transformá-lá em outros tipos de energia e vice-versa. Então para criar matéria é necessário energia e pela lei de conservação de energia, toda energia do universo surgiu junto com ele!

A fórmula "E = mc²", então, significa que, num sistema (um átomo, uma pessoa ou o sistema solar, por exemplo), a energia é igual à sua massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.

A matéria não existe; tudo o que existe é energia.

O vácuo ideal seria uma região do espaço sem qualquer presença de matéria, como moléculas, átomos, prótons, nêutrons ou elétrons.

Podemos definir a matéria como tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço. Nem sempre a matéria é visível, como o ar, por exemplo, que ocupa lugar no espaço, apresenta massa, porém não conseguimos vê-lo. A matéria é constituída por partículas minúsculas denominadas átomos.

Como vimos, as disciplinas de Química, Física e Biologia integram a área de Ciências da Natureza.

Tudo no universo é composto por uma energia que vibra em diferentes frequências e isso inclui todos nós. Do ponto de vista científico e metafísico, todos os indivíduos são formados por diferentes níveis de energia, que são: física, mental, emocional e espiritual.

O carvão, o petróleo, as águas dos rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são alguns exemplos de fontes energéticas. A energia gerada será empregada em diversos fins como os transportes, indústria, agricultura, uso doméstico, etc.