O que é ética e como se aplica?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

Se ao caminhar por uma via pública uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo. Isso seria o correto tanto pela ética quanto pela moral. Entretanto, ela pode decidir jogar a embalagem na via pública.

Qual a importância da ética para a vida em sociedade
Algumas atitudes que podem ser consideradas nessa perspectiva seriam: ações e comportamentos que prezam pelo bem-estar em sociedade; respeito aos outros; respeito a regras, leis e normas sociais.

Ser ético é sempre refletir sobre as próprias ações, se são norteadas pela moral, pela honestidade, integridade e pela justiça. Ser ético é saber conviver em sociedade, contribuindo, através das próprias ações, para a manutenção de seu equilíbrio e para o bem-estar coletivo.

a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral. Ou seja, ela é uma reflexão sobre as ações humanas. As noções de certo ou errado e justo e injusto se dão a partir dos nossos valores éticos. Ao contrário da moral, a ética é um conceito de caráter universal e que se fundamenta por princípios teóricos.

A ética é, portanto, a reflexão moral acerca da ação.
Por exemplo, se, em um país que segue a lei islâmica, uma mulher comete adultério, ela pode ser condenada à morte por apedrejamento. Isso faz parte da moral daquela sociedade, mas não é eticamente correto.

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

A ética ou filosofia moral é uma área de conhecimento que tem como objeto de investigação as ações humanas e seus princípios orientadores. Toda cultura e toda sociedade estabelece-se baseada em valores definidos a partir de uma interpretação do que é o bem e o mal, o certo e o errado.

A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver.

A ética pode também contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Assim, se a ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social.

Assim, podemos concluir que a conduta ética profissional nada mais é do que agir de acordo com os valores morais vigentes na sociedade, sem prejudicar os demais.

Um profissional ético é aquele que segue e respeita as normas e regras e está de acordo com os valores da empresa. As características de um profissional ético envolve a honestidade, o senso coletivo, a transparência e o respeito no dia a dia do trabalho.

Os valores éticos se diferenciam dos valores morais porque a Ética e a Moral são diferentes. De modo resumido, a moral são os costumes de uma comunidade e a ética é a reflexão sobre os costumes. Os valores morais são a expectativa que a comunidade tem sobre a ação dos indivíduos que a compõem.

Três Princípios Fundamentais da Ética em Pesquisa

  • Respeito pelas pessoas.
  • Beneficência.
  • Justiça.