Qual é a relação entre ética e liberdade?

Perguntado por: udantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Resumo: A liberdade é um tema fundamental da realidade humana. A ética é condição para que possamos viver e conviver em sociedade, respeitando o diferente e nos responsabilizando por nossas próprias escolhas.

A liberdade da pessoa ética permeia suas decisões, contribuindo para a harmonia na sociedade. Quando uma pessoa age sem medir as consequências de seus atos e não reflete sobre como as decisões podem influenciar o meio que vive, não está agindo com liberdade.

Quando falamos de virtude ética, falamos de uma qualidade essencial: a prática constante do bem. O bem, nesse sentido, pode ser entendido como ter responsabilidade pelas ações livres. Quando a liberdade é usada pelo homem sem essa responsabilidade moral, falamos em vício.

A liberdade não é o direito de fazer aquilo que se quer, e também não é fazer o que é imposto, mas a liberdade é o direito de fazer o que se deve. Quando o homem age por dever, então ele é livre. É o dever que implica a moralidade da ação. A liberdade, portanto, não é fazer qualquer coisa que se queira.

Ética e política eram indissociáveis na antiguidade clássica, onde a liberdade era uma questão moral coletiva e política. Ser livre na democracia grega era pré-requisito para a cidadania. Com a democracia moderna a liberdade, como valor político, é uma questão de direito do indivíduo na condição de cidadão.

Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.

De forma resumida, as diferenças entre os dois termos são: A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta.

A Ética avalia a melhor ação a ser tomada, tendo como objeto para essa avaliação os valores morais e a situação prática em que tais valores estão em questão. A Moral se refere ao próprio corpo de valores constituídos (forma- dos) ao longo do tempo dentro de uma determinada cultura.

Ética é a área da filosofia dedicada às ações e ao comportamento humano, filosofia moral. O objeto de estudo da ética são os princípios que orientam as ações humanas e a capacidade de avaliar essas ações.

Falar em ética significa falar de liberdade, pois não há sentido falar de norma ou de responsabilidade se não partimos da suposição de que o ser humano é realmente livre para agir, ou pode sê-lo. A norma nos diz como devemos agir. E, se devemos agir de tal modo, é porque também podemos não agir deste modo.

Liberdade e disciplina possuem uma relação de interdependência. Significa dizer que esses dois termos estão ligados por uma relação de dependência mútua. Assim como o conceito de disciplina é percebido de uma forma equivocada, a ideia de liberdade também é. Para muitos, liberdade é a ausência de controle.

Resposta: A ética constrói uma relação de controle e administração sobre as ações do homem na sociedade. Sendo assim, a liberdade fica restrita e limitada o direcionamento que nossas reflexõe podem conduzir nossas atitudes. O livre arbítrio, dessa maneir, é limitado pela ética.