Quais são as características de gestão de pessoas?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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5 características de uma gestão de pessoas de sucesso

  • Comunicação transparente.
  • Equipes produtivas.
  • Ambiente de trabalho saudável.
  • Processos automatizados.
  • Treinamentos que geram bons resultados.

Quais são os principais pilares da gestão de pessoas?

  1. Treinamento e desenvolvimento. ...
  2. Motivação. ...
  3. Trabalho em equipe. ...
  4. Comunicação.

Para potencializar o desempenho dos colaboradores e garantir sua satisfação profissional, a gestão de pessoas se sustenta em 5 pilares:

  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Treinamento e capacitação;
  • Trabalho em equipe;
  • Processos.

Quais são os principais processos da gestão de pessoas?

  • Agregar pessoas. ...
  • Aplicar pessoas. ...
  • Recompensar pessoas. ...
  • Desenvolver pessoas. ...
  • Manter pessoas. ...
  • Monitorar os resultados.

Conheça os objetivos da Gestão de Pessoas

  • Motivação dos colaboradores. Motivação para o trabalho é diferente de satisfação com as condições de trabalho. ...
  • Treinamento e desenvolvimento. ...
  • Vantagem competitiva. ...
  • Qualidade de vida no trabalho (QVT) ...
  • Gerenciamento de mudanças. ...
  • Comunicação eficiente. ...
  • Trabalho em equipe. ...
  • Ética.

Sendo assim, vamos concentrar os principais processos de gestão de pessoas em: (1) recrutar e selecionar, (2) capacitar, (3) remunerar e (4) avaliar o desempenho.

Evolução histórica da gestão de pessoas

  • Fase Contábil: os custos em primeiro lugar. ...
  • Fase Legal: estrito cumprimento da legislação. ...
  • Fase Tecnicista: burocracia como sinônimo de praticidade. ...
  • Fase Administrativa: o sindicalismo como via de proteção. ...
  • Fase Estratégica: planejamento como diferencial.

É possível afirmar que existe uma diferença entre essas áreas, partindo do princípio de que a gestão de pessoas é focada em criar uma relação mais humana entre a empresa e o funcionário. Dessa forma, essa área enxerga cada colaborador como alguém fundamental em termos de conhecimentos e valores para a companhia.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Gestão de pessoas é um conjunto de técnicas de RH que tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano nas organizações. Ou seja, a gestão de pessoas é um processo que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa.

A gestão de pessoas se baseia em 5 pilares fundamentais que ajudam a garantir uma atuação mais estratégica na maneira de conduzir e administrar os recursos humanos de uma organização.

Gestão de pessoas: 6 estratégias para melhorar a sua

  • Ser estratégico na contratação de funcionários. ...
  • Oferecer um plano de carreira. ...
  • Fomentar o conhecimento. ...
  • Viabilizar novas metodologias de trabalho. ...
  • Trabalhar com base em metas. ...
  • Proporcionar um ambiente de trabalho motivador e saudável. ...
  • Eleve a sua empresa.

Os 6 processos da Gestão de Pessoas

  • 1 – Agregar pessoas. É o processo utilizado para encontrar novas pessoas para a empresa, incluindo o recrutamento e seleção de profissionais. ...
  • 2 – Aplicar pessoas. ...
  • 3 – Recompensar pessoas. ...
  • 4 – Desenvolver pessoas. ...
  • 5 – Manter pessoas. ...
  • 6 – Monitorar pessoas.

O gestor de pessoas é responsável por gerir as atividades relacionadas aos funcionários dentro de uma empresa. Em sua rotina, ele coordena processos de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação e remuneração de colaboradores.

Com a gestão estratégica de pessoas, esse modelo de trabalho é colocado prática, justamente por ter o objetivo de buscar profissionais com características similares a da empresa, estabelecendo maior conexão com a equipe, a satisfação no trabalho e consequentemente elevando o crescimento da empresa.