Quais os três tipos de sarna?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Nos cães, há três tipos comuns de sarna: a sarna demodécica, causada pelo ácaro Demodex canis; a sarna sarcóptica, causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei; e a sarna otodécica, causada pelo ácaro Otodectes cynotis.

Os três tipos de sarnas mais comuns são a sarcóptica, demodécica e otodécica, sendo que a primeira também pode ser transmitida para o ser humano.

  1. A sarna sarcóptica, também conhecida como escabiose canina, é o tipo de sarna mais comuns entre os cães. ...
  2. A sarna otodécica nada mais do que a inflamação do canal auditivo causada pelo Otodectes cynotis, o “ácaro da orelha”. ...
  3. A sarna demodécica, popularmente conhecida como sarna negra, é causada pelo ácaro Demodex canis.

A sarna sarcóptica ( Sarcoptes Scabiei.) é uma dermatite muito freqüente e além de e é também contagiosa, sendo que a demodécica não é contagiosa. A sarna demodecica ( demodex canis) é causada por um ácaro que se aloja na base dos folículos pilosos e nas glândulas sebáceas.

Causa: Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas. O parasita escava túneis sob a pele onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.

Sarna Sarcóptica, ou Escabiose
Ela causa muita coceira e pode resultar em infecções na pele, além de ser uma zoonose altamente contagiosa, ou seja, pode ser transmitida aos humanos também. Por isso, deve-se evitar o contato com o animal infectado até que ele tenha sido tratado com acompanhamento do veterinário.

Visto que a sarna provoca comichões e pode assemelhar-se por certos aspectos ao eczema (vermelhidões e bolhas, lesões de coceira), às vezes ela pode ser inicialmente confundida com um eczema. É melhor não as confundir, pois a sarna é benigna, mas contagiosa.

Os médicos apresentam o diagnóstico de sarna examinando as áreas afetadas pela coceira e algumas vezes realizando uma raspagem da pele e observando-a ao microscópio. Os tratamentos da sarna incluem a aplicação de permetrina, lindano ou spinosad na pele, além de ivermectina por via oral.

As duas opções mais utilizadas para o tratamento da escabiose são a Permetrina 5% ou a Ivermectina em comprimidos. A Permetrina 5% deve ser aplicada em todo corpo do pescoço para baixo (nas crianças pode ser aplicada no rosto, com cuidado para não atingir os olhos), sendo enxaguada no banho após 8 a 14 horas.

Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.