O que pode ser sangue no papel higiênico após urinar?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

As principais, são: Infecções urinárias: a cistite, especialmente nas mulheres, é a ocorrência infecciosa mais comum. Nestes casos, o sangramento costuma acontecer no fim da micção e pode ser acompanhado de ardência. Outra possibilidade é a infecção do rim.

Infecção urinária: quando a infecção já está avançada, é possível que, além de dor, o paciente também note sangue ao urinar. Então, a dica é sempre começar a cuidar do problema quanto antes. Pedras nos rins: as pedras podem ferir os canais do sistema excretor e, assim, deixar sangue na urina.

A hematúria é o nome dado à presença de sangue na urina. Esta pode ser identificada pela coloração avermelhada (hematúria macroscópica) ou ser apenas visível ao microscópio ou identificada em análises laboratoriais de urina (hematúria microscópica).

Quando a urina apresenta tons vermelhos, avermelhados, rosa ou acastanhados, é denominada hematúria. Mas mesmo se a urina for de cor vermelha, não significa necessariamente que contém uma grande quantidade de sangue; é preciso apenas uma pequena quantidade de sangue para tornar a urina vermelha.

Fluoroquinolonas, como ciprofloxacino ou levofloxacino; Penicilinas ou cefalosporinas, como amoxicilina, cefalexina ou ceftriaxona; Azitromicina; Doxiciclina.

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

Embora o sangue na urina possa estar relacionado a problemas mais “comuns”, o quadro também pode indicar o surgimento de doenças graves, como o câncer. Então, é preciso ficar atento e ter o acompanhamento médico sempre que necessário.

"Geralmente, esse sangramento atípico vem acompanhado de cólicas e pode indicar um mioma ou pólipo benigno, que são tratáveis. Se o sangue estiver relacionado a uma alteração hormonal, a paciente pode fazer o uso de medicamentos específicos", diz.

Geralmente surge após o parto, ou por outra tensão no músculo pélvico, como levantamento de peso, ou constipação severa. Nestes casos, a mulher passa a ter dificuldade de esvaziar a bexiga, e ao reter urina, também cria o padrão infeccioso, que pode chegar ao sangue se não tratado corretamente, explica o urologista.

Quais os tipos e sintomas de infecção urinária?

  • Disúria, que é a ardência ou dor ao urinar, é o sintoma mais comum da cistite;
  • Frequência urinária com baixo volume de urina;
  • Sensação de pouco esvaziamento ou de peso na bexiga;
  • Incontinência urinária;
  • Sangue na urina;
  • Urina com cheiro forte.

Urina rosada ou vermelha
Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas nos rins, fígado, próstata e vesícula.

Urina rosada ou vermelha
Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.

Sangramento de escape, também conhecido pelo nome em inglês “spotting” (que significa mancha) é um sangramento leve que ocorre fora do seu período menstrual. O spotting normalmente envolve pequenas quantidades de sangue e você pode notá-lo na sua roupa íntima ou no papel higiênico depois de usar o banheiro.

Receitas de chá para infecção urinária

  1. Chá de urtiga. Ingredientes. 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga; ...
  2. Pariparoba. Ingredientes. 1/2 litro de água. ...
  3. Erva-de-bicho. Ingredientes. ...
  4. Chá-de-java. Ingredientes. ...
  5. Cavalinha. Ingredientes. ...
  6. Camomila. Ingredientes. ...
  7. Cabelo de milho. Ingredientes. ...
  8. Folha de abacate. Ingredientes.

Água de coco. Além da água mineral, a água de coco também é uma excelente aliada para combater os cristais. Suas propriedades antioxidantes ajudam os rins a filtrar o sangue e a formar a urina, que libera as toxinas.

Sangramento e câncer: qual a relação? O sangramento também pode, em alguns casos, ser sinal de câncer. Como exemplo, cito o sangramento retal, que pode indicar um tumor de canal anal, de reto ou de intestino grosso. Já o sangramento vaginal pode representar a existência de um tumor na região do endométrio.