Quais os tipos de não-monogamia?

Perguntado por: imota . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

De acordo com o sociólogo, a não monogamia é um termo que engloba vários modelos consensuais de relações baseadas na não exclusividade afetiva e/ou sexual, por exemplo: “o poliamor, o amor livre, o relacionamento aberto, o swing, a anarquia relacional, a poliginia, entre outros”.

A não-monogamia é a possibilidade de estabelecer e manter vínculos amorosos com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, define Rhuann Fernandes, pesquisador em Sociologia das Emoções e autor do livro "Negritude e Não-Monogamia: as micropolíticas do amor".

Na maioria das vezes, isso se traduz em um relacionamento amoroso exclusivo com um parceiro ao longo do tempo. Por outro lado, a não monogamia envolve ter relacionamentos íntimos e sexuais com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Monogamia social refere-se a dois parceiros que vivem juntos, tem relações sexuais e colaboraram na aquisição de recursos básicos, como moradia, comida e dinheiro. Monogamia sexual refere-se a dois parceiros exclusivamente sexuais, que não têm outros parceiros sexuais.

Isso quer dizer que uma relação não-monogâmica não se baseia na exclusividade afetiva ou sexual entre parceiros, que é o princípio básico da monogamia. Desse modo, as pessoas podem se conectar romântica e sexualmente ao mesmo tempo com várias pessoas diferentes.

A não-monogamia é baseada no princípio do consentimento informado e da comunicação aberta entre todos os envolvidos. Isso significa que todos os parceiros devem estar cientes e concordar com o tipo de relacionamento não-monogâmico em questão, e que não deve haver qualquer tipo de coerção ou pressão.

Compreender o tema e se abrir para conhecer outras formas de amar e de demonstrar afeto é um ótimo exercício para se questionar e tentar compreender as estruturas sociais que nos colocam em padrões, como o da heterossexualidade ou o da monogamia. Os sentimentos e as dores, por exemplo, não desaparecem.

Relacionamentos de rebote são aqueles onde se “emenda” uma nova relação logo após o término da anterior. Muitos psicólogos dizem que um rompimento pode, de fato, ser traumático, especialmente quando ocorre após muitos anos de relacionamento. Relacionamentos de rebote serviriam para curar essas feridas emocionais.

O que é a não monogamia? De acordo com o sociólogo, a não monogamia é um termo que engloba vários modelos consensuais de relações baseadas na não exclusividade afetiva e/ou sexual, por exemplo: “o poliamor, o amor livre, o relacionamento aberto, o swing, a anarquia relacional, a poliginia, entre outros”.

A 'NM' (não-monogamia) defende a proposta de que é possível amar mais de uma pessoa e que esses amores podem ser vivenciados dentro de um acordo ético e honesto das pessoas envolvidas na relação.

Com a maior disseminação da pauta de relacionamentos não monogâmicos, um termo que tem ganhado destaque é o famoso trisal, um “casal” formado por três pessoas. Em Brasília, um exemplo de trisal é o relacionamento entre Diego Gonçalves, 32; Karina Pereira Matos, 26; e Sanny Rodrigues, 30.

Conheça Todos os Tipos de Relacionamento

  • Relacionamento Familiar.
  • Relacionamento Amoroso.
  • Relacionamentos de Amizade.
  • Relacionamentos Profissionais.