Quais os riscos de menstruar com 9 anos?

Perguntado por: ncrespo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

A puberdade precoce também pode provocar fusão precoce das placas epifisárias de crescimento, o que pode fazer com que a altura adulta final da criança seja menor do que sua altura genética potencial. Ou seja, ela pode parar de crescer antes da hora e ter baixa estatura na fase adulta.

Menstruar aos 10 anos não tem nada de anormal, está dentro da variação, só está antes da média no país. Porém, quando temos menstruações por volta dos 8 ou 9 anos, significa que o peito começou a surgir com 6 ou 7 anos, aí estamos em um campo de investigação.

As principais consequências da puberdade precoce são: transtornos psicológicos e de comportamento; maior risco de abuso sexual; baixa estatura quando adulto; maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer - atribuído à exposição ...

A maioria das meninas tem a sua menarca entre os 11 e os 13 anos, mas a primeira menstruação pode chegar logo aos 8 anos ou apenas surgir mais tarde (até aos 16).

“Tomar remédio para retardar a menstruação interfere no eixo hormonal, no crescimento e no desenvolvimento da criança”. A endocrinopediatra acredita que, dentre os vários motivos de preocupação dos pais com relação à puberdade, existem três que são mais comuns.

Como os pais devem lidar com a menstruação precoce
“Se você, sua filha ou outros membros de sua família estiverem tendo dificuldades para lidar com isso, procure aconselhamento. O aconselhamento psicológico pode ajudar a entender e lidar melhor com as emoções, problemas e desafios que acompanham essa transformação.

a resposta é sim é possível ao contrário do que se diz o senso comum né que depois que a menina menstrua ela não cresce mais nada.

As principais consequências da puberdade precoce são: transtornos psicológicos e de comportamento; maior risco de abuso sexual; baixa estatura quando adulto; maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer - atribuído à exposição ...

Há formas naturais de retardar a menarca, como praticar exercícios intensos, ter uma alimentação pouco calórica e dormir direito. Outras maneiras envolvem o uso de medicamentos, como progesterona, para impedir a ovulação, ou bloqueadores de gonadotrofina, responsável por disparar a fabricação de hormônios sexuais.

“Quando não tratada, a puberdade precoce pode trazer prejuízos para a estatura, devido ao avanço da idade óssea, e danos psicológicos importantes”, complementa a médica Sofia Aragão. Além de prejuízos emocionais, a puberdade precoce pode acarretar outros problemas.

O ginecologista recomenda as mães a levarem as filhas a ir ao consultório para que sejam orientadas em relação ao uso de remédios para aliviar dores, mudanças corporais e regulação da menstruação. A visita ao médico também é importante para abrir um canal de comunicação sobre o assunto.

O corpo pode apresentar alguns sintomas que antecedem a menarca, como aumento dos seios, ganho de peso, alterações de humor em razão do efeito dos hormônios e as famosas cólicas menstruais. Na faixa etária esperada para a primeira menstruação — entre 10 e 15 anos —, já é possível se atentar ao surgimento desses sinais.

Entre as principais dúvidas sobre o assunto, como é o sangue ou qual a cor da primeira menstruação são, provavelmente, as primeiras indagações. A menarca costuma ter uma coloração mais escura do que o vermelho habitual de uma menstruação regular. Nos primeiros dias da menstruação, ela pode atingir um tom marrom.