Quais os 4 tipos de febre?

Perguntado por: iassis9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Por isso, podem ser classificados do mesmo modo.

  • Hipotermia: abaixo de 35,4º C.
  • Normal: entre 35,4º C e 37,2º C.
  • Estado febril: entre 37,4º C e 38º C.
  • Febre: entre 38,1º C e 38,9º C.
  • Febre alta: entre 39º e 39,9º C.
  • Hipertermia: a partir de 40º C.

O início pode ser súbito ou gradual, já a intensidade é classificada como leve (até 37,5°C), moderadamente (37,6 a 38,5°C) ou alta (acima de 38,6°C). Em relação à duração, a febre pode ser recente (menos de 7 dias) ou prolongada (mais de 7 dias).

Tipos de febre

  • febrícula ou estado febril: até 37,8 ºC;
  • febre moderada, entre 38 e 38,5 ºC;
  • febre alta, acima de 38,6 ºC.

Quando o paciente já apresenta doença pulmonar crônica, asma, doenças do coração, diabetes ou outra doença metabólica, doença crônica gastrointestinal, hepática ou renal e doenças autoimunes, a febre é um sinal de alerta que não pode ser negligenciado.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

Após medir a temperatura, é necessário analisar o valor obtido. A febre pode ser classificada de acordo com a sua intensidade em leve, moderada e alta.

Como sei quando a febre é alta?

  • Febrícula: De 37,3℃ a 37,8℃;
  • Febre: Acima de 37,8℃;
  • Febre alta: Considera-se, em geral, a partir de 39℃.

O que é? Algumas crianças, quando têm febre, têm as chamadas convulsões febris, que são alterações involuntárias e transitórias da consciência, do comportamento e da atividade motora, causadas por uma atividade cerebral incomum (quando há a interrupção dos sinais elétricos normais do cérebro).

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

Febre remitente: flutuações diárias maiores que 2ºC e a temperatura não retorna aos níveis normais. Exemplo: tuberculose, viroses, infecções bacterianas, processos não-infecciosos. Febre intermitente: a temperatura volta ao normal a cada dia, mas depois aumenta novamente.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Normalmente, o sintoma mais frequente das doenças infecciosas é a febre, mas o que é febre? É o aumento da temperatura acima de 37°C, quando medida na axila (o que é mais comum entre nós) ou acima de 37,5°C, se avaliada oralmente, ou, ainda, acima de 38°C, quando medida no reto.

Como saber se está com febre? A maneira mais eficiente de saber se estamos ou não com febre é utilizando um termômetro com essa finalidade, os mais comuns são analógicos e digitais, que deve ser colocada na axila da pessoa em estado febril.