Quais línguas tem gênero neutro?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Chinês, mongol, turco, húngaro, finlandês, inglês (tem gênero apenas nos pronomes), estônio, calmuque, cazaque, persa, uzbeque, quirguiz, turcomeno, tadjique, armênio, georgiano, coreano, vietnamita, entre tantos outros. De modo geral, idiomas de famílias como a fino-ugriana, a mongólica e a turca não têm gênero.

A linguagem de gênero neutro está sendo cada vez mais adotada na América Latina, em espanhol ou em português, e também em lugares que usam inglês ou francês, por apoiadores que dizem que ela ajuda a criar uma sociedade mais inclusiva.

A linguagem neutra visa se comunicar de maneira a não demarcar gênero no discurso linguís- tico, a fim de incluir todos os indivíduos. Aplica-se a pessoas não-binárias, bebês intersexo, ao nos referirmos a um grupo de pessoas com mais de um gênero ou quando não sabemos quais pronomes usar com determinada(s) pessoa(s).

“O 'gênero neutro' é também chamado de terceiro sexo, haja vista que isso é comprovadamente inexistente, e a intenção é identificar quem não se reconhece como masculino ou feminino, mudando as letras “a” e “o” de adjetivos e substantivos por algo que se torne neutro, quando senão, utilizam-se “@” e “x” no lugar de ...

Quem criou a linguagem neutra
A primeira língua oficial a adicionar um pronome neutro de terceira-pessoa, através de uma autoridade institucional, foi o sueco. A palavra “Hen”, em sueco, pode ser usada para descrever qualquer pessoa, independente da sua identificação de sexo ou gênero.

É correto usar pronome neutro? A linguagem neutra não é uma regra. Segundo a professora Fabiana, trata-se de “uma tentativa de alguns falantes de darem visibilidade a uma parcela da população que se sente excluída pelo idioma”.

Suíça

Desde 1815, a Suíça tem sido reconhecida pela comunidade internacional como um país oficialmente neutro.

Neutrois: identidade também chamada de gênero neutro - ou seja, não é nem masculino, nem feminino, nem a mistura dos dois. Demigênero: identidade da pessoa que se identifica apenas parcialmente com determinado gênero. A pessoa pode ser, por exemplo, demimenino ou demimenina.

Na Língua Portuguesa, já existe uma forma de neutralizar o discurso: o uso do masculino genérico. O uso da linguagem neutra pode acarretar problemas de acessibilidade, como nos leitores de texto automáticos ou para pessoas que realizam leitura labial.

Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: 'Nossas saudações a todos'. Nos usos do ativismo, usa-se: 'Nossas saudações a tod@s', 'todxs', 'todes' e, mais recentemente, 'tods'.

A verdade científica é: os seres humanos nascem geneticamente macho (XY) e fêmea (XX). A meia-verdade é: algumas pessoas têm lutas interiores quanto à sua identidade sexual, então elas teriam um gênero neutro.

Foi aprovado em 2º turno, nesta segunda-feira (24/4), o Projeto de Lei 54/2021, do ex-vereador Nikolas Ferreira, que proíbe a denominada linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas e privadas, impondo sanções administrativas às que violarem a regra.