Como um narcisista trata sua esposa?

Perguntado por: amota . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Uma pessoa narcisista mente para manipular seu cônjuge. Elas contam meias-verdades ou uma versão totalmente distorcida da verdade para que não precisem assumir responsabilidade por nada. Muitas vezes, a culpa se volta para a parceira.

“Os narcisistas são pessoas que descartam facilmente a opinião da outra pessoa. Assim, quando o cônjuge fala que se sente mal com algo que ele está falando, o narcisista não se culpa, apenas diz que o outro não deveria se sentir assim, ou que fala para o crescimento, fortalecimento”, explica Lala.

Quando um cônjuge narcisista trai, ele não entende como suas ações afeta o outro. Ele é mais centrado no presente, preocupando-se principalmente com seus desejos de momento a momento. Provavelmente a pessoa traída irá se perguntar o que fez de errado. Porém, a infidelidade não é culpa dela.

O Relacionamento com pessoas narcisistas tende a ser difícil, especialmente porque eles (os narcisistas) têm uma forte inclinação a depreciar os outros. Geralmente, as pessoas sentem-se incomodadas com este tipo de atitude depreciativa.

Estão sempre precisando de aprovação geral, então gostam de serem elogiados o tempo todo – além de acreditarem serem únicos, demandando uma admiração excessiva e até um tratamento especial”, diz Danielle. Mas, não só: uma pessoa narcisista também busca inferiorizar outras e, geralmente, tem dificuldade em sentir.

Esse tipo de relacionamento é rápido e cruel, ou seja, os narcisistas encantam, desarmam e sujeitam os parceiros a abusos, muitas vezes de forma bastante aberta, como forma de se defender contra a menor lesão e situações de ameaça ao ego.

Após uma separação indesejada, o narcisista fará de tudo para provocar e levar o ex ao seu limite, fazendo-o contra-atacar e, portanto, parecer o bandido. Resumindo, o narcisista está essencialmente esperando desencadear uma reação do ex, seja ela boa ou ruim.

Assim, pais narcisistas podem:
- Nunca elogiar e sempre criticar e apontar defeitos para se sentir melhor; - Demonstrar inveja diante das conquistas dos filhos; - Usar os filhos para promover seus próprios interesses; - Serem agressivos quando contrariados pelos filhos (sejam crianças, adolescentes ou adultos);

Quando a vítima toma a decisão de terminar o relacionamento e não volta atrás, o narcisista entra em ação com outra atitude: se faz de vítima e coitadinho e ao mesmo tempo transfere toda a culpa do fim do relacionamento para a vítima.

Os narcisistas costumam não pensar nos sentimentos do outro quando termina a relação. O narcisista não se preocupa com você quando termina um relacionamento, por isso, terminar. um relacionamento com um narcisista é incrivelmente difícil e doloroso no final.

O ciclo de abuso narcisista refere-se a um padrão de comportamento abusivo que caracteriza os relacionamentos de pessoas com traços narcisistas. Envolve primeiro idealizar uma pessoa, depois desvalorizá-la, repetir o ciclo e, finalmente, descartá-la quando não for mais útil.

A pessoa narcisista, geralmente, possui uma postura arrogante e insolente em relação aos outros. Por conta disso, são vistos como pessoas com dificuldade em sentir empatia. Eles estão preocupados demais com os próprios problemas para demonstrar empatia ao próximo.

O fato é que sim, o narcisista sente saudade depois que você vai embora, só que ele não sente a sua falta como pessoa. A razão pela qual o narcisista sente saudade é porque você efetivamente não é mais fonte de suprimento para ele. Além disso, o narcisista não tem controle sobre o término, mas você tem.

Falta de empatia
A dificuldade para ter empatia é uma das principais características do transtorno de personalidade narcisista. Por não conseguirem se colocar no lugar do outro, pessoas narcisistas não conseguem entender as críticas feitas ao seu comportamento ou determinadas atitudes ou palavras ditas.