Quais cuidados devemos ter na Quaresma?

Perguntado por: apires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Busque evitar o desperdício de alimentos, de energia elétrica, de água e separe seu lixo. Reserve alguns minutos em sua rotina para uma boa leitura espiritual. Você pode pedir indicações de livros para seus irmãos na fé ou algum sacerdote que você conheça.

Durante a Quaresma, período de reflexão e penitência que antecede a Páscoa, e também na Sexta-feira Santa, a Igreja Católica recomenda aos fiéis que evitem o consumo de carne vermelha.

O que se pratica na Quaresma? Abstinência de carne, rotina de orações e leitura bíblica são algumas práticas comuns do período da Quaresma. Como vimos, a prática do jejum é observada por muitos fiéis durante os 40 dias de extensão desse período.

Por isso, separamos três passos que te ajudarão a viver bem a quaresma deste ano. Até o domingo de Ramos, quando termina esse tempo, somos convidados a orar, jejuar e fazer penitência. Essas são as práticas que a liturgia nos propõe.

Sua produção é elevada à noite e cai durante o dia. Como o inverno tem dias mais curtos e noites mais longas, teríamos aumento de melatonina e, assim, menor queda de cabelo.

Durante a Quaresma, os fiéis intensificam os atos de penitência, oração, reflexão e atos de caridade e bondade. Alguns costumam fazer alguns sacrifícios, como não consumir bebidas alcolicas, não comer chocolate, não falar palavrão e mudar alguns hábitos.

Pode comer ovo na Quaresma? Embora o consumo da carne de aves esteja vetado durante a Quaresma, você pode, sim, comer ovos à vontade. O mesmo é válido para derivados do leite, ainda que não seja permitido o consumo da carne vermelha.

Durante a Quaresma os sacerdotes se vestem de roxo, cor que simboliza dor e tristeza. Estes 40 dias são de reflexão, recolhimento, oração, jejum e penitencia. Após os 40 dias o cristão está preparado para as comemorações da Semana Santa que culmina no Domingo de Ramos.

O período da quaresma corresponde então a preparação para a Páscoa. Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto. É um momento voltado para reflexões e serviços religiosos como orações, caridade e abstinência de carne.

Não existe nenhuma razão para acreditar que "vai dar unheiro” se eu cortar a unha na Quaresma. Isso é superstição. A nossa religião é cristã, ou seja, tem Cristo como fundamento.

Não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus. Não assistir TV, mas dedicar este tempo à leitura.