Quais cobras correm atrás de pessoas?

Perguntado por: laragao8 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

De acordo com especialistas, as cobras não fazem emboscadas para os seres humanos nem correm atrás deles para picá-los. No Brasil a fauna ofídica de interesse médico está representada pelas espécies jararaca, cascavel, surucucu pico-de-jaca e a coral verdadeira.

Qual o nome da cobra que corre atrás das pessoas? 3) Algumas cobras correm atrás da gente Algumas espécies não venenosas como a Jararacuçu-do-brejo (Mastigodryas bifossatus) e a Caninana (Spilotes pullatus) podem dar uma pequena investida em alguém. E é daí que surgiu a crença de que cobras correm atrás.

3) Algumas cobras correm atrás da gente
Não é verdade. O que ocorre na verdade é um truque utilizado pela serpente.

A mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma cobra perigosa nativa da África. Considerada a cobra mais rápida do mundo, esses animais são capazes de se deslocar a até 20 quilômetros por hora.

As cobras atacam sim os humanos, mas apenas quando querem algo ou lutam para sobreviver. Na maior parte das vezes as pessoas cruzam por cobras em seu caminho e jamais são atacadas. O que acontece é que, em um encontro fatídico frente a frente, é comum assustar-se e a cobra ataca primeiro, mordendo a presa.

A cascavel vingativa confirma a ideia do animal desgarrado, solitário e agonístico ao mesmo tempo em que se apresenta como notável exceção. A serpente parece condensar, a despeito das suas diferenças, as potencialidades ofensivas de todas as outras.

→ Comportamento. As jiboias são animais mais ativos durante a noite, entretanto, podem ser observadas durante o dia em busca de um local para se abrigar. Elas são encontradas tanto no solo quanto sobre as árvores, apresentando, portanto, hábitos terrestres e semiarborícolas.

6 dicas para evitar cobras no quintal

  1. Mantenha a grama aparada e livre-se de ervas daninhas que formem um mato alto onde as cobras possam se esconder.
  2. Tape buracos no solo.
  3. Evite o acúmulo de lixo ou entulho.
  4. Se tiver muro, mantenha-o sempre sem buracos ou fendas.
  5. Elimine ratos no seu pátio.
  6. Tenha um gato.

As cobras surgem em locais que são tomados por vegetação, situação que atrai animais que servem de alimentos para as serpentes, por isso o aparecimento”, explica. Segundo Bergonzi, nunca se deve matar o animal.

Quando importunada infla o pescoço, arma o bote e ataca o oponente mordendo-o. Sua característica principal é a agilidade, ela tem a capacidade de alcançar uma distancia de um metro em milésimos de segundos, o que facilita na captura de presas ágeis como ratos e aves.

Mamba-negra

Mamba-negra
Podendo chegar a 4 metros de comprimento, a mamba-negra chega a atingir 19 km/h em rajadas curtas. Assim como a espécie anterior, ela usa a ondulação lateral para rastejar e utiliza objetos no chão como impulso. A espécie é encontrada nas matas secas do leste do continente africano.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas como nas gengivas. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.