Quais as diferenças entre a Páscoa dos judeus e dos cristãos?

Perguntado por: mgoulart3 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 7 votos

Os judeus comemoram a passagem da escravidão para libertação, enquanto que os cristãos comemoram a passagem da morte para vida durante a ressurreição de Jesus Cristo, o Messias. Até o século IV a Páscoa Judaica era comemorada no mesmo dia da Páscoa cristã.

Conhecida pelos judeus como Pessach, que significa passagem, a Páscoa judaica é uma tradição milenar, que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Várias refeições e narrativas são intercaladas como forma de reforçar o significado da data para os judeus e ensinamento para as crianças.

judaica é marcada sobretudo pela refeição pascal (Seder), que é feita em família. Antigamente, eram celebrados ritos no templo, incluindo o sacrifício do cordeiro, o que não ocorre mais nos dias de hoje, mas ainda há leituras nas sinagogas.

As duas solenidades celebram 'passagens': a primeira, da escravidão para a liberdade, e a segunda, da morte para a vida. No próximo domingo, judeus e cristãos comemorarão - cada um à sua maneira - a solenidade da Páscoa. Ainda hoje, os judeus se referem à festa pelo seu nome original: Pessach.

A Semana Santa é a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo e tem um longo período de permanência porque começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo da Ressurreição. No caso da Páscoa, esta data faz parte da Semana Santa e é comemorada no último domingo, porque comemora a ressurreição de Cristo.

Ambos são adjetivos pátrios de Judéia. "Judeu" refere-se a pessoas e coisas. Ex.: Os judeus contavam histórias a seus filhos. "Judaico" refere-se apenas a coisas.

apresentam algumas características comuns, dentre as quais as mais importantes são a aceitação de Jesus como um “homem simples” (nudus homo); a observância da Lei judaica e a rejeição aos ensinamentos de Paulo.

A Páscoa era a maior das festas dos judeus, mandada celebrar pela lei de Moisés. O povo hebreu comemorou-a pela primeira vez quando deixou as terras do Egito.

Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que comessem só pão sem fermento (hoje comida obrigatória na festa do Pessach) e no último dia, quando finalmente estariam fora do Egito, seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.

Já para os evangélicos, a páscoa é oriunda da passagem da bíblia em que Deus orienta Moisés a atravessar o mar vermelho. "Aquele dia, que podia ser o último dos Judeus, se tornou um dia de libertação. Para nós, Cristo é essa passagem, libertação.

Como a Páscoa era celebrada pelos judeus
Conforme o livro do Êxodo, a primeira Páscoa dos judeus foi celebrada quando ainda estavam no Egito sendo escravizados. As instruções dessa celebração foram transmitidas por Deus aos judeus por meio de Moisés.

Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época. A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos.

Pão e vinho
Esses dois elementos aparecem na Última Ceia, momento em que Jesus e seus discípulos celebram a Páscoa judaica. A Última Ceia é lembrada na Quinta-Feira Santa, data em que se inicia o momento mais importante da Semana Santa: o Tríduo Pascal, formado pela Quinta-Feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo.

Vimos, portanto, que hebreu se origina de Éber; que Israelita, de Jacó; e judeu, da tribo de Judá. Vimos ainda que, pelos argumentos que lemos, todos esses termos têm o mesmo objeto: referem-se ao povo escolhido por Deus, embora em épocas diferentes.

(1) A prescrição sobre a celebração da Páscoa (Ex 12.21-28) é legitimada pelo editor do livro de Êxodo. Assim, o cabeçalho deste capítulo (Ex 12.1) afirma que a prescrição da Páscoa (12.21-28) é autorizada por Javé.

Veja aqui. A Páscoa é uma festa comemorada de maneiras diferentes por judeus e por cristãos.