Precisa desgastar o dente para colocar faceta de resina?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Muitas pessoas deixam de fazer facetas de resina pelo receio de desgastar o dente. Porém, o desgaste é mínimo e, em alguns casos, não é nem necessário. Inclusive, isso torna o procedimento bastante rápido, já que a faceta é esculpida diretamente sobre o dente do paciente, sem a necessidade de provisórios.

Na colocação da lente dental, o processo de desgaste do dente (lixar) é mínimo ou nenhum. Já no tratamento com a faceta de porcelana, precisa desgastar bem o dente para poder “colar” a faceta nele.

Diferente de outras técnicas com laminados cerâmicos, como a lente de contato dental, a faceta de porcelana exige desgastar os dentes. O objetivo disto é criar uma superfície regular e homogênea para que as lâminas de porcelana possuam a mesma espessura, favorecendo a construção de dentes alinhados e nivelados.

O desgaste (ou preparo) é mínimo, quase que uma remoção da camada superficial do esmalte do dente para uma correta adaptação da faceta de porcelana nele. Quando esse procedimento é realizado com bons materiais e técnica correta, o resultado obtido é de uma naturalidade muito parecida com a do nosso dente.

É possível colocar as facetas em um ou mais dentes
Você não precisará ter as facetas dentárias em todos os dentes. Junto com o profissional de sua confiança, é possível selecionar aqueles que estão mais danificados.

O desgaste dos dentes é recomendado quando se identifica que caso as Lentes fossem coladas sobre os dentes sem nenhum preparo, resultaria em dentes com volume exagerado, o que não seria nada estético.

Ou seja, é um processo ágil, realizado, em média, em uma única sessão de 3 horas. Uma vez que as facetas de resina são feitas diretamente sob o dente natural do paciente, a quantidade de dentes a serem trabalhados, e o conforto do paciente, podem estender o procedimento.

Confeccionadas em cerâmica, as facetas de porcelana são a opção mais natural e com maior durabilidade e resistência. Esteticamente, o resultado do tratamento se assemelha muito à dentição natural e saudável do paciente, já que até mesmo a cor é aplicada de acordo com o restante da coloração dos dentes.

Apesar de aderir muito bem à estrutura dentária, as facetas ainda são um pouco menos resistentes que os dentes naturais. Entendendo isso, é necessário cuidado quanto a alimentação e tentar evitar alimentos mais duros, pois esses podem causar fraturas ou quebras nas facetas.

Riscos das facetas dentárias
De acordo com a profissional, não é comum sentir dor após o procedimento. “Em alguns casos, pode haver uma pequena sensibilidade transitória. Caso a dor ultrapasse o limite da normalidade, é preciso contactar o dentista para que haja uma inspeção”, alerta.

Quando NÃO é indicado:

  • Quando os dentes estão fracos ou desvitalizados e podem cair.
  • Quando há má oclusão dental, ou seja, quando os dentes da arcada dentária superior não encostam nos dentes inferiores.
  • Quando existem dentes sobrepostos.
  • Quando há diminuição do esmalte dental.

A faceta de resina pode custar de 200 a 2 mil reais. O preço do tratamento com facetas em resina varia de acordo com a complexidade do caso e o número de facetas necessárias. Para saber o orçamento para o seu caso, você deve agendar uma avaliação com o dentista.