Como escovar as facetas de resina?

Perguntado por: acorte6 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

coloque a escova na região entre dentes e gengiva e faça movimentos circulares dez vezes, a cada dois dentes; passe a escova na língua, de trás para a frente, algumas vezes, e faça o mesmo nas bochechas; enxágue a boca com água.

Higiene bucal adequada: a escovação deve ser diária, pelo menos três vezes ao dia. O uso do fio dental também é fundamental. Escolha sempre escovas macias. Evite cremes dentais clareadores e abrasivos, por terem na sua composição micropartículas, arranham e tiram o brilho das resinas.

Utilize somente escovas dentárias com cerdas macias.
Assim, para cuidar melhor da sua faceta de resina e evitar que ela fique opaca e sem brilho, adote escovas com cerdas mais macias e flexíveis que evitam riscos e opacidade excessiva.

Sim, a limpeza (profilaxia) é feita normalmente em pacientes que apresentam resina, inclusive, até com mais cuidado, para não correr risco dela se soltar com os movimentos do ultrassom. A raspagem supra-gengival e polimento (limpeza) faz em todos elementos dentários , independente de resina , coroa , aparelho fixo .

Evite o uso de abrasivos na hora da higiene
Escovar os dentes regularmente e usar o fio dental são hábitos essenciais para cuidar tanto dos dentes naturais quanto das facetas. Use sempre uma escova de cerdas macias no momento da higienização dos dentes.

O uso de uma escova macia com pasta específica vai conferir o brilho final para a resina composta ao final do processo restaurador.

As resinas mudam a cor conforme seus hábitos alimentares (alimentos com corantes), verifique se é isso que está causando essa pigmentação. Em relação ao clareamento, não há a possibilidade de clarear as resinas, somente as estruturas dentais. Procure seu dentista e verifiquem a melhor opção para te satisfazer.

Manchas escuras e amareladas em restaurações em resina são causadas por tipos muito específicos de alimentos, sendo os chás (chimarrão), cafés, cigarros e vinhos os maiores vilões.

Os polímeros, materiais plásticos utilizados na confecção de resinas para restaurações, não são estáveis em presença dos fluidos salivares. Aliado à pigmentação superficial por corantes da dieta e atividade microbiano, o resultado são restaurações amareladas e escurecidas com o passar dos anos.

A faceta de resina pode durar de 5 a 10 anos. No entanto, essa durabilidade depende de vários fatores, como: a qualidade do material utilizado, a eficiência da sua aplicação e os cuidados diários do próprio paciente.

As restaurações de resina arranham com pasta de dente, especialmente as que contem partículas abrasivas. Portanto é recomendado o uso de escovas de cerdas macias e com movimentos mais leves, sem impor muita força.

1-Higiene: É fundamental limpar os dentes que possuem facetas, com fio dental e escova de cerdas macias, preferencialmente com pastas não abrasivas. Lembre-se sempre que os dentes recobertos por porcelana ainda continuam susceptíveis a cáries.

Colocar aparelho odontológico, por cima de facetas de resina, pode estragar ou manchar a resina? Olá, se o processo de colagem dos braquetes do aparelho fixo for adequado não estraga ou mancha as facetas de resina.

Embora sejam feitas com material resistente, as facetas de resina exigem determinados hábitos para garantir que elas durem por mais tempo e mantenham a estética adequada. Alguns cuidados são simples, como evitar o roer unhas, escovar bem os dentes e escolher um creme dental adequado.

Algumas desvantagens não estão diretamente ligadas aos resultados obtidos pelo tratamento com as facetas de resina:

  • perda do brilho e amarelamento mais rápido comparado com porcelanas;
  • limitação funcional em pacientes com bruxismo;
  • exigem manutenção frequente para polimento superficial.