Precisa de visto para entrar na Itália?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Não há exigência de visto para uma estada de até 90 dias para este destino. Mesmo isento de um pedido de visto, você deverá: Ter um passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de saída do país e uma página de visto em branco.

1. Ter passaporte válido. O primeiro item na lista de requisitos para entrar na Itália em 2023 é a apresentação de passaporte brasileiro com validade mínima de três meses a partir da data da viagem.

7 euros

Quanto custa o ETIAS
O ETIAS terá um valor de 7 euros, que poderão ser pagos em cartões de débito ou crédito. Esse valor será cobrado para todos os viajantes maiores de idade e com menos de 70 anos. Menores e idosos são isentos da taxa. O pagamento da taxa não está condicionado à aprovação da autorização de entrada.

Esses 90 dias podem ou não ser consecutivos, estando dentro de um espaço temporal de 180 dias, contados a partir da data da sua primeira entrada.

O cidadão brasileiro que pretende viajar para a Itália a turismo não necessita de visto de entrada* se a permanência for de, no máximo, 90 (noventa) dias (até maio de 2023 – condição válida para todos os passaportes brasileiros de viajantes provenientes, ou não, do Brasil).

Nas regras mais recentes de acesso ao país, segundo a Embaixada do Itália no Brasil, estão especificados os seguintes valores mínimos: 1 a 5 dias de viagem – 269 euros no total. 6 a 10 dias de viagem – 44 euros por dia por pessoa. Quota diária por pessoa – 36 euros.

Outros países da Europa que não exigem visto: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Hungria, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça, Ucrânia e Vaticano.

A solicitação da autorização ETIAS deve ser feita pelo site oficial, onde o formulário deve ser devidamente preenchido, e enviado após o pagamento da taxa. Com o ETIAS, os viajantes de nacionalidades isentas de visto para a Europa que receberem a autorização já terão passado por uma análise prévia.

O visto Schengen destina-se a estadas de curta duração até 90 dias em cada período de 180 dias e podem ser concedidos para efeitos de turismo, visita familiar, negócios, trabalho sazonal, trânsito, entre outros. São concedidos para permitir o trânsito pelo espaço Schengen e para estadas de curta duração.

Conheça os 4 países mais difíceis de se tirar o visto

  1. China. Obter um visto para a China costuma demorar bastante e exige muitos documentos, embora possa ser feito em seu país de origem – ou em seu país de residência permanente. ...
  2. Rússia. ...
  3. Índia. ...
  4. Irã

O passaporte brasileiro permite que os seus portadores entrem em 170 países sem a necessidade de obter um visto prévio. O ranking de 2021 da consultoria britânica Henley & Partners mostra que o Brasil caiu 4 posições em 5 anos na lista de países com os documentos de viagens mais poderosos do mundo.