Portfolio Passaporte Literario

Qual a diferença entre pleonasmo é pleonasmo vicioso

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

... Ler mais

Qual o quebra-cabeça mais difícil

A Mandíbula de Caim

A Mandíbula de Caim: conheça o quebra-cabeça literário mais difícil do mundo. “A Mandíbula de Caim”, livro escrito por Torquemada, pseudônimo de Edward Powys Mathers, em 1934, voltou às graças do público.

... Ler mais

O que é crônica na redação

Introdução. A crônica é um tipo de texto literário caracterizado pela abordagem de fatos do cotidiano. O termo crônica é derivado do grego chronos, que significa tempo. Essa derivação se justifica porque a crônica é um gênero em que o tempo se apresenta de forma limitada.

... Ler mais

Qual é o gênero literário de Machado de Assis

Machado de Assis (1839-1908) foi o principal nome do Realismo brasileiro, apesar de seus primeiros livros se inserirem na tradição do Romantismo.

... Ler mais

Qual é a diferença entre a poesia e o poema

Embora muito definem poema e poesia como sendo a mesma coisa, eles possuem conceitos diferentes. Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema.

... Ler mais

O que significa temática da aula

Temática é a ideia predominante de um texto acadêmico, de informação jornalística, técnico, literário etc. É a ideia central, bem definida, simples ou complexa, desenvolvida de forma clara, para o bom entendimento do leitor.

... Ler mais

Quais são os dois tipos de letramento

Conheça os principais tipos de letramento e por que promovê-los!

  • Principais tipos de Letramento. ...
  • Letramento Científico. ...
  • Letramento Digital. ...
  • Letramento Matemático. ...
  • Letramento Linguístico. ...
  • Letramento Acadêmico. ...
  • Letramento Literário. ...
  • Multiletramentos.
... Ler mais

O que vem a ser o humanismo

O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.

... Ler mais