Porque se chama tutu?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

De acordo com a lenda apócrifa, o tutu recebeu seu nome de plebeus que olhavam o ballet sentados do nível mais baixo do teatro e costumavam usar a palavra “tutu” como uma derivação de uma gíria para o bumbum da mulher.

Um tutu (pronuncia-se “titi” ou tutu) é uma parte do vestuário do ballet, são roupas usadas pelas bailarinas.

O tutu (pronuncia-se em francês: /ty. ty/) é uma parte do vestuário do balé usada pelas bailarina, quando apareceu em 1820, era citado como corpete com saia em camadas.

Em 1880, a bailarina italiana Virginia Zucci, foi a primeira a utilizar um tutu mais curto, na altura dos joelhos, mais similar ao que hoje chamamos de tutu prato, ou bandeja.

Ele é semelhante ao Tutu prato, mas não é apoiado em aros. Com isso, o tutu tende a cair sobre o corpo da Bailarina, formando um sino. O Tutu é formado por uma estrutura reta apoiada sobre aros e visualmente fica como se fosse um prato. A parte superior da saia é geralmente bordada.

Marie Taglioni

Em 1832 Marie Taglioni imortalizou esse tipo de roupa: tratava-se de um corpete apertado e uma saia de várias camadas, que se alonga quase até o tornozelo, também chamado Tutu Romântico, e quando é curto chama-se Tutu Italiano.

Acredita-se também que a lenda do tutu possua algum tipo de influência da cultura africana, uma vez que o nome desse monstro deriva de quitutu, uma palavra originária do quimbundo, um idioma presente na região de Angola. A tradução para a palavra é “papão”, o que reforça a associação do tutu com o bicho-papão.

Arthur da Mata, mais conhecido como Tutu, foi um membro do Grupo de Entidades e uma Entidade conhecida como Tutu Marambá. Anteriormente, Tutu era um porco do mato quando foi transformado por Inês em uma Entidade, e assim passou a ser cuidado por ela e passou a protegê-la e a servi-la.

Não tão conhecido, o Tutu Marambá é um monstro, muitas vezes associado ao bicho-papão, que ficava a espreita de crianças que não dormiram para as devorar as crianças. A série já abordou alguns dos vários folclores do Brasil, no entanto, ainda há espaço para que outros façam presença na série, segundo Leo.

tutu

O tutu (pronuncia-se "titi" ou "tutu") é a vestimenta utilizada por bailarinas.

O ballet nasceu em 1489, em Itália, quando se realizou um espetáculo por ocasião do casamento do duque de Milão. Nessa altura, só havia bailarinos masculinos, já que as mulheres não estavam autorizadas a dançar e as roupas eram pesadas, o que limitava a variedade de passos.

Anna Pavlova

Você sabe quem foi a primeira bailarina do mundo e qual a sua história? Mesmo que a história do ballet remonte a 1681, nas longínquas cortes italianas, somente séculos depois que a dança foi se transformando no que conhecemos hoje. E devemos isso à Anna Pavlova.

Vamos conhecer um pouco mais dessa história. O ballet clássico surgiu nas cortes italianas no século 16. O termo italiano balletto, que significa “dancinha, bailinho” deu origem a palavra francesa ballet.