Qual tecido para fazer tutu?

Perguntado por: omesquita . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Tule que é o tecido ideal para você que busca um material extremamente versátil de alta qualidade que proporciona acabamento impecável.

Por isso, o tecido escolhido para a saia foi o tule, dando origem ao tutu romântico. Desde então, outros tutus de bailarina surgiram, também feitos do mesmo tecido e em combinação com outros materiais. Alguns anos mais tarde, o tule se tornaria um tecido ainda mais popular e desejável, dessa vez nos trajes de noiva.

Tule Ilusione:
Esse é o tule mais conhecido e mais procurado na moda festa. Ele é muito transparente e é usado como segunda camada para valorizar o vestido ou a saia.

Para fazer uma saia de 20 a 25 cm de comprimento (que servirá para um bebê de 6 meses a meninas de 2 anos) você vai precisar de: 4 metros de tule (se for fazer a saia multicor, comprar 1 metro de cada cor), 4 metros de fita de cetim (se preferir, de várias cores), tesoura, fita métrica, 80cm de elástico simples (para ...

Ele é aquele tecido levinho, que parece “furadinho” e é usado para armar vestidos de festa, de ballet, entre outros. O tule pode ser feito a base de fios de seda, nylon ou algodão, poliamida ou poliéster. Possui tramas bem abertas, que dão mesmo essa sensação e leveza, fragilidade e delicadeza.

ORGANZA

A Organza é um tecido transparente, fino e de trama simples. Ao mesmo tempo em que é leve, também é firme, encorpado e bastante armado.

Tule Mince: o tule mince é um dos tecidos mais românticos. Sua trama requintada possui alguns detalhes em brilho que o tornam muito sofisticado. Ele possui uma textura mais seca, porém pode também compor saias e vestidos bem volumosos. Tule Filó: o tule filó possui um caimento mais pesado e uma textura bem macia.

O tule é mais espesso e armado, enquanto o microtule é mais fino e tem o toque mais suave. Dito isto, é necessário que seja definida a modelagem da peça antes da escolha do tecido. O microtule não serve para todos os tipos de vestidos.

Para tamanho menor você vai usar bem menos tule. Se for usar 8 metros, disponha 8 camadas, se for usar 10 metros disponha 10 camadas e assim sucessivamente.

Alguns exemplos de tecidos ideais para essa ocasião são o brocado, o tafetá, o jacquard e a lã. O brocado é um tecido pesado e rico em detalhes, com padrões em relevo e um brilho suave.

Modo de desamassar: Abra a embalagem da sua saia e prenda os dois prendedores no cós da mesma. Coloque-a em uma altura que possa borrifar água em todo o comprimento, mas não a encharque, apenas umedeça. Passe o ferro quente sobre todo os comprimento, mas não o deixe parado para não queimar.

Para fazer a sua saia, você vai precisar dos seguintes materiais: Elástico largo preto (ou da cor que preferir) 3 a 4 metros de tule (se quiser, você pode comprar duas cores também, um preto e um preto com brilho, ou um preto e um roxo, o que achar melhor.

Preço a vista:R$ 4,50.

O tule de malha como o nome sugere, é semelhante a um Tecido de malha porque possui toque macio e estica muito. É mais flexível e molinho, além de ter um caimento mais pesado, por isso não arma. Ideal para roupas de bailarina e peças que precisam de bastante elasticidade.